16.01.2014
eselx_ipl.jpg

A iniciativa 12 minutos pelas ESE, que aconteceu às 16h de quinta-feira dia 16, insere-se na Jornada "As Escolas Superiores de Educação no contexto do sistema educativo português - Contributos e Factos, cujo objetivo é mostrar a discordância das instituições quanto às declarações do ministro da Educação e Ciência, numa entrevista a um canal público de televisão, em dezembro.

Na entrevista televisiva de 18 de dezembro, Nuno Crato afirmou que o sistema de formação de professores "tem várias falhas". O ministro acabaria por estabelecer uma distinção entre os professores licenciados pelas universidades e os que são licenciados pelos politécnicos, com desprimor pelos últimos quanto às características e critérios de exigência.

As escolas superiores de educação que fazem parte da Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das ESE (Aripese) pararam a sua atividade às 16h00 durante 12 minutos, tempo de duração da entrevista do ministro Nuno Crato. Em todas as escolas houve ainda a distribuição folhetos informativos sobre a formação de professores.

Várias ações promovidas pela Aripese estão previstas ao longo deste ano letivo, incluindo a realização de um congresso, no qual serão apresentados estudos sobre a formação das escolas superiores de educação.

CSS