10.09.2018
img_5576_copy.jpg

Do total de estudantes colocados, 2303 foram candidatos em 1.ª opção, uma percentagem superior a 97%, mostrando que as escolas e institutos superiores do IPLisboa são cada vez mais uma referência no panorama nacional.

A instituição teve menos 75 colocados, face a 2017, valor associado à redução de 5%, no número de vagas em Lisboa e Porto, imposta pelo Governo, cujo objetivo era incentivar os estudantes a candidatar-se às instituições localizadas em zonas com menos densidade populacional.

Os resultados da 1.ª fase, disponibilizados à meia noite de domingo, apontam para 49 362 candidatos à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, na qual foram admitidos  43 992 novos estudantes no ensino superior público. Dos candidatos à primeira fase, 89,1% já foram colocados, destes, 88,2%, foram colocados numa das três primeiras opções, um aumento de 4,8% em relação a 2017/2018.

Novos estudantes

O Politécnico de Lisboa preencheu, quase na totalidade, a vagas disponibilizadas no concurso nacional de acesso, com exceção dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Eletrotécnica, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Educação Básica, em regime de pós laboral, da Escola Superior de Educação de Lisboa.

A instituição continua a ser a 7.ª, no ranking nacional do ensino superior português, quanto ao número de vagas disponibilizadas no Concurso de Acesso ao Ensino Superior (CNA). A estas vagas somam-se as 353 referentes ao concurso local das 3 escolas artísticas: Escola Superior de Dança; Escola Superior de Música de Lisboa e Escola Superior de Teatro e Cinema.

As candidaturas à segunda fase decorrem entre 10 e 21 de setembro. Nesta fase os candidatos concorrem aos lugares que sobram da primeira fase, tendo em conta os lugares referentes aos estudantes que não efetuaram a matrícula na instituição onde ficaram colocados na primeira fase. O Politécnico de Lisboa disponiliza 67 vagas para a segunda fase.

Texto de CSS/GCI
Imagens de MN/GCI