09.01.2020
4ciclo_de_cinema_europeu-01.png

Abordar temas relacionados com a reintegração dos reclusos na sociedade foi um dos objetivos do 4.º ciclo de Cinema Europeu: 4 filmes, 4 temas, 4 formas de inserção, cuja primeira exibição decorre amanhã, 10 de janeiro, no Estabelecimento Prisional de Lisboa, com a mostra do filme islandês, “Mulher em Guerra” do realizador Benedikt. O ponto de partida do ciclo coincide com o arranque da Lisboa Capital Verde Europeia.

A apresentação do filme está a cargo de Paulo Morais-Alexandre, pró-presidente para as Artes do IPL. No final da projeção do filme destinado aos reclusos, funcionários e colaboradores do Estabelecimento Prisional de Lisboa e outros convidados, vai decorrer um debate, moderado por Rita Wengrovious, docente da Escola Superior de Teatro e Cinema.

Esta iniciativa, que passa pela projeção de filmes concorrentes ao prémio de Cinema do Parlamento Europeu, o Lux Film Prize, decorre no âmbito de uma parceria entre o Espaço Público Europeu (EPE), o Centro de Informação do Gabinete do Parlamento Europeu e da Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Politécnico de Lisboa, o Mestrado em Teatro e Comunidade da Escola Superior de Teatro e Cinema e três estabelecimentos prisionais.

O segundo filme, Razredni Sovražnik , do realizador islandês Rok Biček vai ser exibido no mês de fevereiro, seguindo-se uma reflexão sobre Pedagogia e Motivação. O terceiro filme, La loi du marché da realizadora francesa Stéphane Brizé vai ser exibido em março, dando lugar a um debate sobre ética. O último e quarto fime do 4.º ciclo de Cinema Europeu é exibido em abril. Cesare deve morire, dos realizadores italianos, Paolo e Vittorio Taviani, vai servir de base para uma reflexão sobre o Teatro como forma de Integração.

Texto de CSS/GCI IPL