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21.01.2019
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Diana Duarte e Mafalda Castro, licenciadas em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) do IPL foram convidadas para a sétima edição do Encontro Nacional de Gabinetes de Imagem e Comunicação das Instituições de Ensino Superior promovido pela Fórum Estudante, nos dias 17 e 18 de janeiro, na Foz do Arelho.

As alumni participaram num painel sobre influenciadores digitais, Diana enquanto moderadora e Mafalda, Fábio Lopes (Conguito) e Maria Correia enquanto influenciadores. As diplomadas fizeram questão de, no final, gravar uma mensagem de parabéns à ESCS pelos 29 anos comemorados no dia 17 de janeiro.

Diana DuarteMafalda Castro
 Diana Duarte, jornalista da SIC | licenciada em Jornalismo pela ESCS Mafalda Castro, blogger, influencer, animadora na Megahits | diplomada em Jornalismo pela ESCS

Partilha de casos de sucesso, comunicação com o ensino secundário, RP digital e marketing de influência, co-criação, mobile marketing e as novidades para 2019 foram alguns dos temas que fizeram parte do programa do encontro que, durante dois dias juntou profissionais de instituições de ensino superior públicas de privadas de norte a sul do país.

No primeiro dia de trabalhos, o secretário de Estado da Educação, João Costa, convidado para falar sobre os desafios para as instituições de ensino superior na comunicação com os jovens abordou o modelo de aprendizagem e o projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário implementado pelo atual Governo. A medida é "um reforço de autonomia das escolas”, para que possam “esbater as fronteiras entre as disciplinas", referiu. Consciente que, de um modo geral, há a ideia de que apenas o Científico-Humanístico “serve” para o prosseguir estudos, João Costa ressaltou a necessidade de ter em conta “toda a oferta formativa” do ensino secundário. “Há três vias – o Científico-Humanístico, o Ensino Profissional e o Ensino Artístico Especializado”.

João Costa, secretário de Estado da Educação

No âmbito da flexibilidade curricular, as escolas são convidadas a fazer parcerias, nomeadamente com universidades, politécnicos ou unidades de investigação. “Esta é uma forma muito prática e concreta de levarem a (vossa) instituição à Escola”, referiu.

Pela 7.ª edição do G-icom passou Miguel Gonçalves, comandante executivo da Spark Agency, uma agência de recrutamento e gestão de talento do futuro. O criativo ficou conhecido no país pela irreverência no campo do empreendedorismo e pelos discursos motivacionais. Aos profissionais de comunicação do G-icom disse que “é necessário dar um passo atrás e pensar quem são os principais prescritores dos jovens?'. Parece-me que serão os pais, os professores e os seus pares”.

Miguel Gonçalves

Foto Fórum Estudante 

Acreditando que a comunicação das instituições de ensino superior deve ser feita através da segmentação da mensagem, Miguel Gonçalves sugeriu que os embaixadores são a melhor forma de chegar aos estudantes. "Não há nada mais autêntico que ter um aluno a falar sobre a sua instituição. Mais do que o maior influencer do Mundo". Quanto aos pais, o destaque deve ser “empregabilidade e taxas de colocação no mercado de trabalho".

Luis Schwab

Foto Fórum Estudante

Luís Schwab, partner da Inov2Winik e docente do IPAM, explicou o conceito de co-criação e a relevância para o trabalho dos Gabinetes de Comunicação das IES. "A lógica é que, se envolver o cliente, vou conseguir condicionar a escolha dele”. O objetivo passa por co-criar com os estudantes a própria “definição do que será a sua experiência formativa” referiu o especialista.

Gabinetes de Comunicação IPL

O Politécnico de Lisboa participa no G-icom desde a primeira edição, realizada em 2012. Este ano marcou presença com 7 profissionais de comunicação dos Serviços da Presidência e 3 das 8 unidades orgânicas (ESCS, ESELx e ESTC), bem como o vice-presidente do IPL e o presidente da Escola Superior de Comunicação Social.

Texto de CSS/GCI
Fotos de MN e LR/GCI

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