19.03.2019

O momento musical deu-se no âmbito da inauguração da exposição "Belas Artes da Academia. HOJE”, inserida no programa das Comemorações do 180.º aniversário da Fundação da Academia Nacional de Belas Artes, realizada a 18 de março, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da presidente da Academia Nacional de Belas Artes, Natália Correia Guedes, do Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e da secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.

Camerata Gareguin Aroutiounian

A exposição, resultado de uma parceria entre o Banco de Portugal e a Academia Nacional de Belas Artes, reúne obras de 27 artistas Académicos contemporâneos portugueses, em plena atividade criativa, do desenho, pintura, escultura e fotografia. Estão expostas obras de artistas como Álvaro Siza, António Marques Miguel, António Pedro Ferreira Marques, António Pedro Quadros, António Vidigal, Armando Alves, Clara Meneres, Cristina Castel-Branco, Emília Nadal, Gil Teixeira Lopes, Graça Morais, Guilherme Parente, Hugo Ferrão, Isabel Sabino e Joaquim Lima Carvalho.

Para além de obras de João Duarte, José Brandão, José de Guimarães, José João de Brito, José Laranjeira Santos, José Quaresma, Luís Filipe de Abreu, Luísa Ferreira, Manuel Gargaleiro e Mário Varela Gomes.

No ano em que se assinala o bicentenário do nascimento da Rainha D. Maria II, fundadora da Academia Nacional de Belas Artes, instituição de utilidade pública, e também do Banco de Portugal, a exposição é dedicada à sua memória.

Camerata Gareguin Aroutiounian

O Politécnico de Lisboa associou-se às comemorações, colaborando com a apresentação da Camerata Gareguin Aroutiounian, um dos agrupamentos residentes da Escola Superior de Música de Lisboa, fundada pelo Maestro e Violinista com o mesmo nome.

A Camerata da Escola Superior de Música de Lisboa apresentou d’As Quatro Estações, do compositor italiano Antonio Vivaldi, o segundo andamento do Concerto n.º 4 em Fá menor "L'inverno" [Inverno] e, na íntegra, o Concerto n.º 2 em Sol menor, "L'estate" [O Verão].

Na inauguração esteve presente, em representação do Politécnico de Lisboa, o pró-presidente para as Artes, Paulo Morais-Alexandre, também membro da Academia Nacional de Belas Artes.

A exposição está patente, no Museu do Dinheiro até 28 de abril.

Fotos: Presidência da República