Na conferência, inicialmente dedicada à interrogação sobre às contribuições do PNEP para um modelo de desenvolvimento profissional dos professores, Inês Sim-Sim optou por mudar para “A essência da coisa”. Usando a fábula “Peixe é Peixe”, de Leo Lionni, o livro que gostaria de ter escrito, a autora falou para um auditório esgotado.
Contando a história do peixe que, tendo vivido sempre dentro de água, ao ouvir a narrativa de uma rã viajante, imaginava as vacas e as aves, que nunca vira, como peixes com tetas e com barbatanas, Inês Sim-Sim referiu que só um conhecimento estruturado pode conduzir a estratégias pedagógicas apropriadas.
No âmbito da Coleção Caminhos do Conhecimento, este é já o 35.º livro apoiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Nele, a autora apresenta os principais contributos do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP).
Outrora coordenadora da Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa Nacional de Ensino do Português, Inês Sim-Sim é doutorada em Educação pela Universidade de Boston. A professora, aposentada, lecionou na Escola Superior de Educação de Lisboa, tendo coordenado mestrados e especializações.