14.07.2017
img_9924copy.jpg

A rotina matinal manteve-se no quarto dia da 1.ª edição da Academia Politécnico Lx: após o pequeno-almoço nas instalações do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), os participantes seguiram para Benfica.

Ainda que nem todos sejam simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica (SLB), a visita da manhã estava planeada para o Museu Cosme Damião - Benfica. Mas antes, os participantes da Academia Politécnico Lx 2017 parabenizaram António Belo, vice-presidente do Instituto Politécnico de Lisboa.

Mediação cultural no Museu Cosme Damião: à conquista de Lisboa

Terminadas as canções de comemoração, estava na hora de visitar o espaço inaugurado há quatro anos como "uma forma de homenagear, não só o Benfica, como também toda a história do desporto em Lisboa e Portugal". Quem o afirma são os responsáveis pela gestão e organização das exposições no museu que está em permanente mutação.

A primeira parte da visita ao espaço, cujo nome foi escolhido em memória de Cosme Damião, incluía a visita do Departamento de Documentação e Informação, onde estão registadas e arquivadas as notícias do Benfica nos media. A Fundação Benfica tem catalogados e digitalizados os jornais "A Bola", desde 1945, estando os mesmos disponíveis para consulta com fins investigativos.

Os participantes visitaram o Departamento de Conservação e Restauro que se assume como pioneiro em Portugal. Esta é a primeira vez que um clube agrega nas suas instalações a possibilidade de restaurar e conservar as peças - taças, pertences de jogadores, molduras oferecidas - sem recorrer a serviços externos.

Chegou entretanto o momento aguardado por muitos dos participantes: a visita ao Museu onde puderam ver expostas as principais conquistas do SLB. Ainda que muitos dos estudantes não sejam adeptos das águias, tiveram oportunidade de percorrer a história do desporto em Portugal e na Europa, com painéis interativos. Terminada a visita, os participantes da Academia Politécnico Lx 2017 seguiram para a Amadora onde almoçaram nas instalações da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC).

Teatro e Cinema: recebidos na ESTC para aprender

Recebidos no Estúdio de Teatro João Mota da ESTC, os participantes puderam ouvir das palavras, não só do presidente da Instituição, como também do professor responsável pelo Departamento de Teatro que, "para entrar na licenciatura de Teatro é necessário trabalhar muito e querer muito pois o teatro é uma profissão muito exigente". Durante a tarde, os estudantes para além de conhecerem as instalações da Escola, tiveram a oportunidade de visionar curtas-metragens realizadas por estudantes da Licenciatura de Cinema.

De volta ao Teatro: novas perspetivas da imagem

O grupo, que na quarta-feira tinha ficado na Residencial Maria Beatriz a conviver e a preparar as apresentações de sexta-feira teve, no quarto dia, a oportunidade de ir ao Teatro D. Maria II ver a peça "Primeira Imagem". Os restantes participantes ficaram a preparar as músicas para o jantar de encerramento, na sexta-feira dia 14 de julho.

Texto de Fórum Estudante