08.08.2019
joaogodinho.jpg

João Godinho, licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, conquista o prémio Compositor Europeu no âmbito do festival internacional Young Euro Classic que decorreu em Berlim com a composição "Alcance" ("Reach"), interpretada pela Jovem Orquestra Portuguesa, com músicos do projeto inclusivo Notas de ContactoO festival Young Euro Classic é considerado a mais importante plataforma de divulgação de jovens orquestras e talentos da área da música clássica. No evento já passaram orquestras de todo o mundo, da China à Rússia, passando pelos Estados Unidos. A JOP esteve presente pela terceira vez.

O projeto teve início há cerca de uma década pela Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) e a 'sua' Jovem Orquestra Portuguesa com a CerciOeiras (Cooperativa Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade), recorrendo à música como ferramenta para trabalhar com pessoas com deficiência.

Para o maestro Pedro Carneiro, fundador da OCP, e responsável pelos seus projetos, o concerto de estreia de "Alcance" tinha por objetivo ser "uma mensagem de paz e uma afirmação política", naquele que é considerado "o festival mais importante de orquestras jovens do mundo", disse em declarações à Lusa.

Pedro Carneiro explicou que o projeto Notas de Contacto usa a música "na criação de objetos artísticos, de concertos de espetáculos", não como musicoterapia, com as pessoas envolvidas a desenvolverem "as suas capacidades musicais, muitas vezes com instrumentos adaptados à sua especificidade, e com compositores que escrevem música para elas".

No total foram cinco os utentes da CerciOeiras e três professores que estiveram em palco com a JOP, em Berlim.

O programa do concerto na Konzerthaus de Berlim foi reproduzido em Lisboa, no CCB, no passado dia 28 de julho.

Para além do curso de composição João Godinho estudou  Gestão na Universidade Católica Portuguesa. Aos 42 anos o compositor  tem tido um percurso multifacetado. Trabalhou em programação cultural, assessoria de imprensa, produção cultural, legendagem de espectáculos, locução radiofónica, entre outros. É co-fundador da Associação Orelha Viva, responsável por projectos pedagógicos na área do jazz e da improvisação como a Big Band Júnior e a Lisbon Jazz Summer SchoolFoi assessor de programação do Centro Cultural de Belém, realizou programas para a Antena 2, como "Que Música É Esta" e "Fora de Formato", e tem vindo a compor, de modo regular, desde meados dos anos 2000.

Texto de VG/GCI-IPL