18.02.2022
Festival de Berlim

"Super Natural", de Jorge Jácome, licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), venceu o prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) na 72.ª edição do Berlinale, que decorre até 20 de fevereiro. Pedro Cabeleira, também diplomado da Escola artística do Politécnico de Lisboa (IPL) teve a estreia no certame internacional, com a curta "By Flávio".

A longa-metragem Super Natural, tem argumento de Jorge Jácome, André e. Teodósio, fundador do Teatro Praga e licenciado pela ESTC, e José Maria Vieira Mendes. A cinematografia do trabalho esteve a cargo de Marta Simões, também diplomada em Cinema, pela ESTC, ramo Imagem.

Fotografia: Berdinale

O trabalho premiado é a primeira longa-metragem do cineasta Jorge Jácome, e estreou, em Berlim, com a presença da equipa e dos elementos da Dançando com a Diferença, companhia profissional madeirense de dança inclusiva.

A sinopse refere que o "guia o espectador por contextos, geografias, curiosidades históricas, videoclipes, confissões e momentos de humor" que ajudam a compreender que o natural, "seja de um corpo ou de um objeto, é sempre mais complexo do que aparenta ser".

O cineasta formado Escola do Politécnico de Lisboa, referiu, em entrevista à Lusa, que o filme começou por ser um projeto de um espetáculo de palco do Teatro Praga com a associação madeirense de arte inclusiva “Dançando com a Diferença”, que iria estrear em 2020, o que não aconteceu devido à pandemia.

“By Flávio” de Pedro Cabeleira

By Flávio
Fotografia: Divulgação

A curta-metragem do realizador formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema teve estreia em Berlim, na competição Berlinale Shorts.

Com argumento de Pedro Cabeleira, Ana Vilaça e de Diogo Vieira, também formado pela ESTC, “By Flávio”, conta a história de Márcia, uma mulher que ambiciona ser bem-sucedida, recorrendo às redes sociais e a um encontro com um famoso rapper, e que, ao mesmo tempo, tenta ultrapassar as dificuldades de ser mãe solteira.

A segunda-metragem de Pedro Cabeleira, com duração de 27 minutos, conta com Leonor Teles na direção de fotografia, também ela diplomada da ESTC e realizadora premiada.

É a segunda vez que Pedro Cabeleira marca presença no certame internacional. Já em 2017, esteve em competição com a longa-metragem "Verão Danado", que recebeu uma menção especial.

A 72.ª edição do Festival de Cinema de Berlim termina no dia 20. Os prémios das competições oficiais foram anunciados no dia 16 de fevereiro.