22.04.2022
Maria Inácia Rezola

Maria Inácia Rezola foi o nome indicado para substituir Pedro Adão e Silva, atual ministro da Cultura, na liderança das comemorações dos 50 anos do 25 abril. A docente da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Nova afirma que "foi uma enorme honra ser convidada para participar neste projeto".

A professora da ESCS vai liderar a estrutura de missão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, sob tutela do ministério da Cultura. A nomeação resulta da resolução do Conselho de Ministros.

As comemorações dos 50 anos do 25 de abril iniciaram em março deste ano, ainda sob a liderança de Pedro Adão e Silva e prolongam-se até dezembro de 2026, altura em que passam 50 anos desde as primeiras eleições autárquicas no país.

Maria Inácia Rezola é licenciada, mestre e doutorada, na especialidade de História Institucional e Política Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, com a tese “Os Militares na Revolução de Abril. O Conselho da Revolução e a Transição para a Democracia em Portugal” (2004).
É professora adjunta na Escola Superior de Comunicação Social, desde 1997, onde coordena a secção de Ciências Humanas. É autora de obras como “25 de Abril - Mitos de uma revolução" (Esfera dos Livros, 2007), "Melo Antunes, uma biografia política" (Âncora, 2012), entre outros.

Foto de: Tiago Lourenço (arquivo Global Imagens)