23.10.2018
20181019_entrega_premios_poliempreende-2925.jpg

O Politécnico de Lisboa terminou a mais recente edição do programa para o empreendedorismo, com a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu a 18 de outubro, nos Serviços da Presidência da instituição. O projeto vencedor, Paper Toy Factory, foi também o vencedor do concurso nacional, arrecadando, pela primeira vez, o primeiro prémio para o Politécnico de Lisboa.

Paper Toy Factory

As estudantes de Publicidade e Marketing, Inês Silva e Carolina Galvão da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), vencedoras do Poliempreende, propõem um modelo de negócio, que passa por desenvolver brinquedos, cuja principal matéria-prima é o cartão canelado e prensado. Todos os produtos são produzidos de forma 100% reciclável e a impressão dos desenhos é feita com tinta biodegradável.

José Cavaleiro Rodrigues

"O projeto Paper Toy Factory, caiu logo no goto do júri aquando da apresentação", disse José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, na cerimónia de entrega de prémios. O dirigente referiu a importância do projeto para a educação da criança através do brinquedo aliada à sustentabilidade ambiental.

O segundo lugar foi conquistado pela equipa de Pedro Almeida, também estudante da ESCS, com o projeto Piso Piso, que pretende conceber uma plataforma elevatória destinada ao transporte de pequenas cargas de mercadoria no interior de prédios (sem elevador), independentemente do número de andares.

O terceiro lugar foi atribuído ao projeto de Igor Pereira e Marta Silva (ESCS), que consiste numa gelataria online de produção artesanal, cujo formato de distribuição passa exclusivamente por encomendas online, através do website da marca para a zona da Grande Lisboa.

A entrega dos prémios teve lugar nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, a 18 de outubro. Presentes estiveram o presidente do IPL, Elmano Margato, o vice-presidente do IPL, António Belo, o pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, José Cavaleiro Rodrigues, para além dos patrocinadores, João Paulo da Caixa Geral de Depósitos, Tiago Ferreira da Delta e Luís Osório da Politec&ID.

Elmano Margato, presidente do IPL

O presidente do IPL, na sua intervenção, referiu que o empreendedorismo e a inovação merecem todo o empenho do Politécnico de Lisboa. "Formamos profissionais competentes e pretendemos que sejam cidadãos responsáveis", disse o líder da instituição quando referia a importância de dar ferramentas aos estudantes para a criação do próprio emprego, esperando que os prémios sejam um estímulo.

Texto de CSS/GCI

Fotos de MN/GCI