26.06.2014
20140625-_mg_6642.jpg

A Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, foi o cenário escolhido para a assinatura de um protocolo de parceria entre os Teatros Nacionais, Escolas Superiores de Teatro e a Galiza.

O Projeto NOS - Território (Es)cénico Portugal Galicia, apresentado no dia 25 de junho, no Teatro Nacional D. Maria II, tem como objetivo criar uma dinâmica regular de espetáculos com uma produção teatral por ano, entre as cidades de Lisboa, Porto e Santiago de Compostela, com os alunos finalistas das 3 Escolas Superiores de Teatro envolvidas.

No palco da Sala Garrett, e num ato simbólico, sentaram-se os representantes dos 7 parceiros, portugueses e galegos, que pretendem ver criadas condições para que os jovens artistas possam atuar em condições profissionais e de estabilidade.

"Foi com alguma emoção que pisei este palco", confessava o presidente do IPL, Vicente Ferreira, depois de assinar o protocolo de parceria, que considera um passo fundamental para que as escolas não "vivam entre muros".

Já João Mota, diretor artístico do D. Maria II, frisou a importância da parceria no campo pedagógico. O antigo professor da ESTC falou das diferenças nos processos pedagógicos das escolas superiores, e a troca de experiências que este projeto vai permitir. "A grande aprendizagem para os alunos são respostas diferentes de quem aprende em Lisboa, Porto e na Galiza", referiu o diretor artístico, para quem esta troca não é só para estudantes mas também para os professores.

O Projeto NOS, que para já, tem prevista uma duração de 2 anos, vai ter como pontapé de partida, na 1.ª edição, em 2015, um espetáculo que terá como encenador Pedro Penim, formado na Escola Superior de Teatro e Cinema, e como dramaturgo, José Maria Vieira Mendes. A estreia está prevista para a Sala Estúdio do D. Maria II, no dia 3 de junho do próximo ano. O trabalho será apresentado no decurso do mesmo mês em salas da cidade do Porto e de Santiago de Compostela.

Na segunda edição, em 2016, o espetáculo ficará a cargo de encenador e dramaturgo galegos, ainda por definir, mas perseguindo o mesmo objetivo - contribuir para o aperfeiçoamento da capacidade artística dos jovens alunos de Teatro.

A cerimónia de assinatura do protocolo do Projeto NOS juntou em Lisboa, portugueses e galegos e dois dias depois levou-os à Galiza para repetir o mesmo passo, como forma de comemorar a cooperação entre os dois povos.

Texto de Clara Santos Silva

Imagens de Beatriz Canoa