08.04.2020
img_9792_copy.jpg

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa continua a apoiar o combate à COVID-19 através da disponibilização de equipamento de proteção individual a Hospitais e Centros de Saúde, juntando-se ao Movimento #Tech4Covid19 , nascido para criar soluções tecnológicas que ajudem, sobretudo, os profissionais e unidades de saúde na luta à pandemia.

Esta oportunidade surgiu de um contacto com o H&TRC - Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia da ESTeSL, através do grupo de trabalho RecEPI, inserido no Movimento tech4COVID19, com o objetivo de identificar a disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI), a fazer chegar aos Hospitais e Centros de Saúde, sob orientação da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

A ESTeSL cedeu mais de 900 máscaras de proteção, 325 batas descartáveis, 300 protetores de calçado e 23.000 luvas descartáveis de latex e nitrilo, que tinha em stock para desenvolvimento das atividades laboratoriais. Esta foi uma resposta à necessidade urgente de fazer face à falta de equipamento de proteção individual para os profissionais que estão na linha da frente na prestação de cuidados de saúde, muitos deles, técnicos de diagnóstico e terapêutica formados na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Movimento #Tech4Covid19 surgiu informalmente entre fundadores de startups tecnológicas portuguesas e cresceu para um movimento com mais de 4.700 pessoas de centenas de empresas e instituições.

Já antes e em resposta a um pedido feito pelo CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School, Faculdade de Ciências Médicas, a ESTeSL deu apoio através do fornecimento de equipamento de proteção individual.

No final de março, a ESTeSL entregou máscaras de proteção, batas e aventais descartáveis, permitindo ao CEDOC colmatar a falta de equipamento de proteção individual e avançar rapidamente com a realização de testes laboratoriais.

Ao apoiar o CEDOC, a ESTeSL dá o exemplo e  desafia a comunidade académica do Politécnico de Lisboa a integrar, ativamente, as iniciativas promovidas na sociedade civil, caso do Movimento Tech4COVID19 e do Serviço Nacional de Saúde. Estes são apenas alguns exemplos de resposta conjunta aos desafios impostos pela pandemia.

Texto de CSS/GCI IPL
Fonte: ESTeSL