Terminou a sétima edição da Academia Politécnico LX, iniciativa promovida pelo Politécnico de Lisboa em parceria com a Fórum Estudante, que voltou a reunir, de 14 a 19 de julho de 2025, 50 jovens do ensino secundário de vários pontos do país.
A Academia Politécnico LX, teve início em 2017, e desde então realizaram-se 7 edições, recebendo 350 estudantes no Politécnico de Lisboa. Ao longo de uma semana, os participantes visitam as várias escolas do IPL, conhecem a oferta formativa, de modo interativo e didático, em laboratórios, palcos, através de câmaras, ensaios e experiências científicas.
Mais do que uma academia é um ponto de encontro para jovens de todo o país, num espaço de descoberta pessoal e vocacional que os permite preparar para a entrada no ensino superior.
Ao longo de seis dias, os participantes têm contacto direto com as áreas das artes, saúde, ciências empresariais, engenharia, comunicação e educação, através de atividades práticas, workshops e visitas guiadas nas diferentes escolas do IPL. Com espaço, ainda, para dinâmicas de grupo, momentos culturais e experiências de socialização.

O primeiro dia da Academia Politécnico LX 2025 começou com a chegada à Residência Maria Beatriz, seguida de um animado speed dating entre participantes. Depois do almoço no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), a tarde ficou marcada pelas boas-vindas da presidência do Politécnico de Lisboa e do ISEL, bem como pela apresentação das equipas de comunicação do IPL e das suas escolas. A energia continuou com o peddy paper “Descoberta da Engenharia”, que desafiou os participantes a explorar o campus do ISEL de forma divertida e interativa.

Nesta edição, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), os estudantes foram desafiados a desenvolver um cocktail. Desde a confecção da bebida, à atribuição de um nome e conceção de um vídeo de apresentação para apresentarem a um júri.

Na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) os jovens conversaram com os elementos da instituição cultural palestina Ashtar Theatre, Iman Aoun e Edward Muallem e tiveram oportunidade de colocar várias questões aos protagonistas que os convidaram a ler os “Monólogos de Gaza”, testemunhos reais de pessoas sobre a sobrevivência quotidiana na Faixa de Gaza.

No mesmo dia, na Escola Superior de Dança (ESD), os jovens trocaram as salas de aula, pelo estúdio de dança, onde fizeram um workshop de movimento, com Ângelo Cid Neto.

O dia no campus do IPL foi um dos preferidos da semana, com início na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), onde exploraram os estúdios de televisão e de rádio. Entre câmaras, microfones e mesa de régie, viveram a experiência completa de um verdadeiro profissional da comunicação, desde gravar um episódio de podcast a coordenar um programa televisivo.

No programa da 7.ª edição a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) proporcionou aos estudantes conhecerem, de forma prática, as cinco licenciaturas da escola através da passagem por cinco postos onde se realizavam atividades representativas de cada curso.

No quarto dia, visitaram a Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa (ESTeSL). Desde analisar hábitos alimentares saudáveis até visitar laboratórios especializados, o dia foi uma verdadeira imersão no universo da saúde, permitindo aos jovens descobrir mais sobre cursos como dietética e nutrição, farmácia, ortoprotesia, entre outros.

Para além da visita às escolas do IPL, o programa inclui também conhecer o monumento histórico Castelo de S. Jorge e o Parque do Calhau do Monsanto onde os jovens praticaram uma aula de yoga seguida de um pic-nic ao ar livre.

Nesta edição da Academia o programa inclui uma visita guiada ao Palácio Baldaya e ao Cine-Teatro Turim, um dos pontos emblemáticos da freguesia de Benfica, que reabriu em 2023 depois de vários anos encerrado, onde viram uma curta-metragem de uma produtora portuguesa.

No Grupo Multimédia Renascença conheceram os locutores das rádios, destinadas ao público mais jovem, e alguns tiveram a experiência de participar na emissão em direto.

Os cinquenta jovens usufruíram ainda do arraial, ao final do segundo dia, no campus do IPL, e a semana terminou com um momento de despedida, nos serviços centrais do Politécnico de Lisboa, em Benfica, onde estudantes apresentaram, às direções do IPL e das Escolas, uma pequena representação do que foi a semana. Na ocasião foram entregues as Sardinhas d’Ouro, prémios simbólicos que distinguem os participantes que se destacaram em várias categorias.
Flickr photos from the 7.ª Edição - Academia Politécnico Lx album.
Texto de MFC/ GCI
Imagens de GCI/ISCAL | GCI/IPL