A defesa da revisão do RJIES (regime jurídico das instituições de ensino superior), o desenvolvimento de uma estratégia nacional para a internacionalização, a valorização do associativismo estudantil e a melhoria das condições dos estágios, foram as principais temáticas em destaque no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) Lisboa 2025, onde o Politécnico de Lisboa esteve representado pela Federação Académica do Politécnico de Lisboa (FAIPL) e as Associações de Estudantes das escolas do IPL (com exceção da AEESD e da AEESML).
No encontro, realizado nos dias 6 e 7 de setembro, no Iscte, foram ainda discutidas medidas para incentivar a mobilidade docente e aprovada uma declaração sobre a situação em Gaza, em nome do movimento estudantil nacional.
O ENDA reuniu dirigentes estudantis de todo o país com o objetivo de debater propostas e posições em torno de diferentes áreas do Ensino Superior.
Durante dois dias de trabalhos, o movimento associativo nacional discutiu matérias como o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), a Internacionalização, o Regime Jurídico do Associativismo Jovem (RJAJ), os estágios curriculares e extracurriculares, a reforma do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) e o apoio ao Ensino Superior Artístico.
A participação da FAIPL e das Associações de Estudantes do IPL sublinha o papel ativo do Politécnico de Lisboa no movimento associativo estudantil, contribuindo para a construção de propostas e soluções que visam melhorar o sistema de ensino superior em Portugal.
O próximo ENDA vai realizar-se nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025, em Vila do Conde, organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo e pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Media Artes e Design, ambas do Politécnico do Porto.
Texto de MFC/GCI
Imagem de FAIPL