Passar para o conteúdo principal
29.06.2022
fotografia dos membros da sessão lançamento do livro Física

O mais recente volume da Coleção Caminhos do Conhecimento do Politécnico de Lisboa, na área das Ciências e Tecnologias, foi dado a conhecer numa sessão realizada a 27 de junho nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa. Com autoria dos docentes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), António Silvestre e Paulo Ivo Teixeira, a obra teve apresentação de Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra.

“No IPL entendemos que é muito importante para o crescimento científico da instituição”, começou por dizer Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa referindo-se às duas coleções sob a chancela da instituição: Caminhos do Conhecimento e Estudos e Reflexões.

O líder do Politécnico de Lisboa disse estar grato aos autores pelo trabalho que têm vindo a fazer, que prestigia a instituição e destacou a importância da “cultura académica” que traduziu como o que ficou patente na sessão de lançamento do livro Física – Uma Introdução: “inconformidade com o conhecimento de hoje, respeito pelo trabalho dos outros e resiliência, termos como referencial o melhor da academia, sermos facilitadores”, frisou.  

 

Image
Lançamento do livro
Carlos Fiolhais e Elmano Margato

 

O presidente do IPL fez questão de falar da escolha do Físico Teórico Carlos Fiolhais, “reconhecido nacional e internacionalmente, homem ligado à divulgação da Ciência, que tem vindo a defender sempre a qualidade e o progresso das instituições de ensino superior”.

O professor catedrático (aposentado) da Universidade de Coimbra já conhecia um outro livro dos mesmos autores: Mecânica – Uma Introdução, também publicado pelo Politécnico de Lisboa, 2013, sendo o 37.º volume da Coleção Caminhos do Conhecimento, destinado ao ensino de uma primeira disciplina de Mecânica de cursos de ciências ou de engenharia, tendo a sua génese na unidade curricular de “Mecânica Geral”, que os autores têm vindo a leccionar no segundo semestre do primeiro ano da licenciatura em Engenharia Química e Biológica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Sobre a nova publicação e as características das coleções do IPL, destacou o facto de ser pouco comum nas instituições de ensino superior a publicação de livros com ISBN nas suas edições.  “É um grande louvor que deixo ao presidente do Politécnico quer ao coordenador das edições, porque estão a fazer um trabalho que é singular”.

O livro constituído por 12 capítulos integra exercícios e respostas, o que mereceu referência por parte de Carlos Fiolhais, para quem a publicação “tem um grande rigor”.

Fazendo ligação à qualidade da produção científica no ensino politécnico e do trabalho desenvolvido pelos docentes, o Físico referiu aprovação recente na Assembleia da República do projeto-lei que prevê a outorga de doutoramentos nos politécnicos portugueses. Sobre esta matéria, Carlos Fiolhais considera que vai “passar facilmente”. Conhecendo alguns politécnicos, está consciente de que há muita capacidade instalada para avançar com os doutoramentos. “Não faz sentido que um estudante faça todo o trabalho num politécnico e depois tenha que fazer o doutoramento numa universidade”. O docente não vê, por isso, necessidade de ser um exclusivo das universidades.

 

Image
Lançamento do livro
José Cavaleiro Rodrigues e Carlos Fiolhais

 

José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo e coordenador das edições do Politécnico de Lisboa falou do “um esforço continuado para permitir aos nossos professores e investigadores, publicar trabalhos e dessa forma superar as dificuldades editoriais que afetam a edição de livros científicos”.

Sobre o mais recente volume da Coleção Caminhos do Conhecimento, disse ter a particularidade de fazer parte de um género que nunca foi muito comum, mas que se tornou raro, que é “ser um livro de caráter propedêutico destinado a servir de introdução a uma área do conhecimento. É um livro de professores pensado para os alunos visando a sua formação e aprendizagem”.

Cavaleiro Rodrigues reconhece as dificuldades de na academia “equilibrar ensino e investigação, as exigências da produção científica até para o desenvolvimento das nossas carreiras, optar por esta forma mais pedagógica”. Neste sentido, o pró-presidente vê na obra Física – Uma Introdução, “um ato generoso de quem continua a ter presente de que uma das suas missões é preparar as novas gerações para os desafios profissionais futuros.”

O coordenador, reconhecendo a importância das plataformas digitais para fazer chegar mais longe este género de obras, disse estar em preparação, a compilação de todas as nossas publicações do IPL em 3 plataformas ibero-americanas.

 

Image
livro Física - Uma Introdução

 

O livro

António Jorge Silvestre e Paulo Ivo Teixeira são professores do departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, constituído por cerca de 20 docentes, com um traço comum: “uma preocupação constante em ensinar e ensinar bem a Física numa Escola de Engenharia”.

Tendo na plateia para além de colegas do mesmo departamento do ISEL e de outras áreas, os autores contaram com a presença dos Professores João Paulo Casquilho da Universidade Nova de Lisboa e Augusto Barroso, da Universidade de Lisboa, que foram os revisores da obra e que contribuíram para o texto final, facto destacado por António Jorge Silvestre, a quem coube fazer os agradecimentos.

António Silvestre destacou “uma pessoa muito especial”, Maria Helena Cardoso, que está na génese do departamento de Física. “De alguma forma este livro também é seu”. Deixou um agradecimento também à colega Graça Silveira, que não pôde estar presente, mas que tem tido um empenho em divulgar o livro através da rede de Físicos nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Física – Uma Introdução surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Física Introdutória lecionada no 2.º semestre do curso licenciatura em Matemática aplicada à Tecnologia e à Empresa, em funcionamento desde o ano letivo de 2016/17. Paulo Ivo Teixeira foi, na altura, convidado pelo Departamento de Matemática do ISEL para ser o responsável da UC e pela construção do respetivo programa.

“Vamos fazer um curso geral e vamos começar pela Mecânica”, referiu Paulo Ivo na intervenção, matéria sobre a qual os autores já têm um primeiro livro da Coleção Caminhos do Conhecimento: Mecânica – Uma Introdução para engenharia Química e Biológica. A acrescentar surge a Física clássica, “que não fica completa sem a Termodinâmica”, refere. Juntaram as peças e o livro foi sendo construído. Presente esteve a consciência de que alguns dos alunos da licenciatura não tinham Física desde o 9.º ano de escolaridade.

O livro de 400 páginas, disponível online, no Repositório Científico do IPL, integra mais informação do que a lecionada num semestre, mas o docente espera que seja útil aos alunos, ainda que saiba que “os nossos jovens não gostam tanto de ler livros quanto deveriam".

 

Image
autores
António Jorge Silvestre e Paulo Ivo Teixeira

 

Os autores

António Jorge Silvestre é Professor Coordenador no Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Professor Associado Convidado do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico. É licenciado e doutorado em Física pela Universidade de Lisboa. É membro do Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados - CeFEMA. Paralelamente às atividades de I&D, desenvolve também atividade em domínios relacionados com o ensino da Física, área em que tem publicado diversos trabalhos. Foi-lhe atribuído, em vários anos, o diploma de “Excelência no Ensino” do IST.

Paulo Ivo Teixeira é licenciado e mestre pela Universidade de Lisboa e doutorado pela Universidade de Southampton. Tem agregação em Física pela Universidade e pós-doutoramentos em Amesterdão, Cambridge, Leeds e no Instituto Superior Técnico. Foi professor auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica e é, desde 2006, professor no Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e investigador do Centro de Física Teórica e Computacional da Universidade de Lisboa. Faz teoria e modelação de vários sistemas do âmbito da matéria condensada mole (cristais líquidos, espumas, polímeros, elastómeros e colóides). Ocasionalmente traduz livros de divulgação científica. É um dos primeiros outstanding referees da Sociedade Americana de Física (2008).

Flickr photos from the Lançamento do livro Física - Uma Introdução, de António Jorge Silvestre e Paulo Ivo Teixeira album.

IMG_3331 by Politécnico de Lisboa

IMG_3331 by Politécnico de Lisboa uploaded on 29 Jun 2022

IMG_3333 by Politécnico de Lisboa

IMG_3333 by Politécnico de Lisboa uploaded on 29 Jun 2022

IMG_3334 by Politécnico de Lisboa

IMG_3334 by Politécnico de Lisboa uploaded on 29 Jun 2022

IMG_3339 by Politécnico de Lisboa

IMG_3339 by Politécnico de Lisboa uploaded on 29 Jun 2022

IMG_3340 by Politécnico de Lisboa

IMG_3340 by Politécnico de Lisboa uploaded on 29 Jun 2022

IMG_3345 by Politécnico de Lisboa

IMG_3345 by Politécnico de Lisboa uploaded on 29 Jun 2022

IMG_3347 by Politécnico de Lisboa

IMG_3347 by Politécnico de Lisboa uploaded on 29 Jun 2022

IMG_3348 by Politécnico de Lisboa

IMG_3348 by Politécnico de Lisboa uploaded on 29 Jun 2022

IMG_3349 by Politécnico de Lisboa

IMG_3349 by Politécnico de Lisboa uploaded on 29 Jun 2022

IMG_3351 by Politécnico de Lisboa

IMG_3351 by Politécnico de Lisboa uploaded on 29 Jun 2022


Ver galeria no flickr

 

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de LR/GCI IPL