17.11.2021
Posse CP e CTC ISEL

Os docentes Sandra Aleixo e João Alfredo dos Santos tomaram posse numa cerimónia que decorreu a 16 de novembro, nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, com a presença do presidente da instituição, Elmano Margato, de José Nascimento, presidente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e de alguns membros das respetivas presidências.

Elmano Margato
Elmano Margato, presidente do IPL

Elmano Margato congratulou os recém-empossados, que vão liderar os dois órgãos de gestão do ISEL, “escola centenária com uma afirmação enorme na sociedade”, frisando o desafio que os espera. O presidente do IPL fez questão de ressaltar o trabalho feito pelos antecessores, João Gomes e Cristina Borges, presentes na ocasião da posse.

“Temos uma geração mais qualificada, que pode dar um contributo para o desenvolvimento do ISEL e através deste, ao IPL, de modo a continuar a afirmar a instituição na academia e na sociedade, honrando aquilo que nos antecedeu”, referiu Elmano Margato na cerimónia.

Sandra Aleixo
Sandra Aleixo, presidente do CP do ISEL e Elmano Margato, presidente do IPL

Sandra Aleixo, professora coordenadora do Departamento de Matemática preside, agora, ao Conselho Pedagógico do ISEL (CP), que é constituído, em igual número, pelos coordenadores dos cursos conferentes de grau em efetivo funcionamento e pelos estudantes delegados destes cursos.

O CP é o órgão de gestão das atividades pedagógicas do ISEL, designadamente, da ligação entre docentes e estudantes, com vista à coordenação e promoção da qualidade de ensino. O presidente deste órgão é designado pelo presidente do ISEL, de entre os coordenadores de curso, preferencialmente um professor coordenador principal ou professor coordenador.

João Alfredo Gomes
João Alfredo dos Santos, presidente do CTC do ISEL e Elmano Margato, presidente do IPL

João Alfredo dos Santos, professor coordenador do Departamento de Engenharia Civil, passa a presidir ao Conselho Técnico-Cientifico (CTC), órgão de gestão científica do ISEL, constituído por vinte e cinco membros. O presidente do CTC é designado pelo pesidente do ISEL, de entre os membros do Conselho, sendo, preferencialmente, um professor coordenador principal ou professor coordenador.

Depois de congratular os colegas Sandra Aleixo e José Santos, e agradecer terem aceite “o desafio enorme”, José Nascimento afirmou o empenho da instituição, na qualidade da investigação e da educação, referindo a intenção de recuperar os polos de investigação e criar centros de investigação dentro do ISEL.

Fica, assim, concluída a constituição de todos os órgãos do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, depois da publicação, em maio de 2021, dos novos estatutos da instituição. Para o presidente do ISEL, José Nascimento, a instituição passa a “funcionar em pleno”.

Flickr photos from the Tomada de Posse dos presidentes dos Conselhos Técnico-Científico e Pedagógico do ISEL album.

_MG_1401 by Politécnico de Lisboa

_MG_1401 by Politécnico de Lisboa uploaded on 16 Nov 2021