22.12.2023
Lançamento do livro Segurança Estrutural

Foi apresentada, no dia 13 de dezembro, nos Serviços da Presidência do IPL, a última obra a integrar a Coleção Caminhos do Conhecimento no ano de 2023.

O livro “Segurança Estrutural: Uma introdução com aplicações à segurança de estruturas existentes” da autoria de Luciano Jacinto, docente do ISEL, retrata o tema da segurança estrutural e da verificação da segurança. Simultaneamente, esta obra responde aos desafios da ausência da teoria de fiabilidade estrutural, no currículo dos cursos de engenharia civil ministrados no país e de introduz uma investigação, em língua portuguesa, na área.

Maria João Escudeiro

Maria João Escudeiro, Vice-Presidente do Politécnico de Lisboa, deu início à sessão com um agradecimento ao autor e enfatizou a importância da Coleção Caminhos do Conhecimento “esta é uma forma de aproximarmos a academia da comunidade” disse, referindo-se à coleção de livros.

O apresentador da obra, Luís Oliveira Santos, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, referiu que é com “enorme satisfação” que dava a conhecer o livro que definiu como “uma mais valia para os alunos de engenharia”. Segundo Luís Oliveira Santos, o livro  aborda “um tema de importância crescente, ideal para futuros estruturistas e investigadores do assunto”.

O apresentador acrescentou, ainda, que o livro “pode ser lido de fio a pavio e dessa maneira constitui um curso de formação nesta matéria e pode ser [...] para os mais experientes [...] um livro de consulta”. Por fim, felicitou o autor pelo esforço e o IPL pela iniciativa.

Luciano Jacinto

Já o autor, Luciano Jacinto, emocionado, agradeceu a presença de todos e aos Serviços da Presidência do IPL pelo apoio no lançamento do livro e referiu que o objetivo da obra foi criar um livro acessível sobre um tema importante.

Por fim, o Pró-Presidente para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, José Cavaleiro Rodrigues, referiu-se a este livro como assumindo uma elevada importância para a aquisição de conhecimentos. “Este estudo apresenta um contributo relevante, [...] valorizando não só as edições do IPL, mas também o papel de toda a instituição”, declarou.

Sobre Luciano Jacinto
Luciano Jacinto é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (ramo estruturas) e doutorado em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (especialidade estruturas). É Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, onde leciona, habitualmente, as disciplinas de Pontes e Viadutos, Betão Pré-esforçado e Betão Estrutural I.

Flickr photos from the Lançamento do livro "Segurança Estrutural" album.

Lançamento do livro "Segurança Estrutural" by Politécnico de Lisboa

Lançamento do livro "Segurança Estrutural" by Politécnico de Lisboa uploaded on 22 Dec 2023

Ver galeria no flickr

Texto de DR/GCI IPL