02.04.2020
site_img_principal_noticia.jpg

Estudantes das escolas e institutos superiores do Politécnico de Lisboa, escolhidos para dar a cara em várias iniciativas destinadas à divulgação de oferta formativa, estão agora a cooperar com o Politécnico de Lisboa através da realização e partilha de vídeos pensados para as redes sociais, com o objetivo de sensibilizar para a importância do isolamento social.

Sob o mote #FicaEmCasa, os vídeos, legendados em inglês, são divulgados através das stories e do IGTV do Instagram do IPL e têm por base conselhos que os estudantes, cada um deles na sua área, dão à comunidade académica, para lidar da melhor forma com o período de confinamento.

O Politécnico de Lisboa  (IPL) ao usar as mensagens positivas gravadas pelos estudantes, mostra aos seus seguidores que “estamos juntos” neste grande desafio que nos está a colocar à prova e após o qual “vamos ficar todos bem”.

Joana Brito, estudante do 3.º ano de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e, paralelamente, atleta de voleibol do Sport Lisboa e Benfica foi a primeira a aderir ao desafio feito pelo Politécnico de Lisboa. No seu vídeo, Joana faz referência à importância de, mesmo em quarentena, manter uma rotina saudável, que pode passar por pequenos gestos como a ingestão de água e atividade física.

Miriam Pedroso é estudante da licenciatura em Dança, na Escola Superior de Dança e simultaneamente, já trabalha na área. A jovem, para alem de apelar à necessidade de isolamento social fala da sua própria rotina e deixa um conselho, “sejam pró-ativos”, porque esta pode ser uma oportunidade para realizar tarefas que até aqui não eram possíveis.

Vasco Avença estuda Saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Aceitou gravar um vídeo para os seguidores do Politécnico de Lisboa nas redes sociais, onde falou do papel da música na vida de cada um de nós. O músico deu algumas sugestões para ouvir músicos portugueses, como Bia Maria (Beatriz Pereira), aluna de Direção Coral e Formação Musical, na ESML e do ESML Saxophone Project, um ensemble composto por cerca de 20 Saxofonistas, todos estudantes da Escola Superior de Música de Lisboa.

Sara Hussen é estudante do mestrado em engenharia Química e Biológica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. A jovem usa o vídeo para relembrar que mesmo em  tempo de quarentena não podem ser esquecidas as responsabilidades académicas, mas o tempo pode ser usado também para ajudar quem precisa, sendo solidário e recorrendo a iniciativas como o vizinho amigo.

Mayhara Ferraz, ou mayharte (nome artístico) é licenciada em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa e ilustradora freelancer. Preferindo comunicar através dos seus desenhos, Mayhara dá a conhecer o processo criativo de um dos seus desenhos dedicado à quarentena. A artista aproveita para lançar um desafio aos seguidores do Politécnico de Lisboa, para que usem este tempo de isolamento para serem criativos e partilharem os seus autorretratos usando a #IPLEmCasa#.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de Paulo Andrade/ESELx