21.11.2019
9_conferencia_forges_5_of_10.jpg

O Politécnico de Lisboa assinou, no dia 20 de novembro, acordo de cooperação com a Universidade Zambeze, de Moçambique, no âmbito da 9.ª conferência da Forges, em Brasília. O acordo tem como objetivo promover e aprofundar a cooperação entre as duas instituições com o propósito de realizar atividades académicas, científicas e culturais.
Criada em 2007, a universidade integra 6 faculdades nas áreas de ciências e tecnologias, ciências sociais e humanidades, tecnologias de informação e comunicação, ciências da saúde, ciências agrárias e engenharia agronómica e florestal.

Investigação e docência; cooperação técnica, projetos conjuntos e o intercâmbio de pessoa académico, estudantes e funcionários são as ações de cooperação previstas a desenvolver com a Universidade Zambeze de Moçambique.

Assinatura acordo de cooperação
Constituída por uma comunidade académica com 7000 estudantes, mais de 250 docentes e 235 funcionários, o lema da Universidade Zambeze é ensinar, aprender, agir e vencer.

A universidade contribui para “o avanço da ciência, tecnologia e desenvolvimento do país melhorando as condições de vida dos moçambicanos de forma humanizada e com o equilíbrio do género” diz o reitor Nobre Roque dos Santos, no website da instituição.

O nome Universidade Zambeze deriva do Rio Zambeze que atravessa a zona centro do país, assumindo relevância estratégica para o desenvolvimento de Moçambique e da região austral de África, tendo em conta o potencial em recursos minerais, hídricos e biodiversidade.

Texto de VG/GCI IPL