Passar para o conteúdo principal
25.01.2018
encontro_ipl_eshte_banner.jpg

O 1.º Encontro IPL/ESHTE, que aconteceu a 25 de janeiro, nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, promoveu sinergias entre especialistas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, com o objetivo de encontrar interesses comuns e dar lugar a futuras parcerias no campo da Investigação & Desenvolvimento.

O presidente do Politécnico de Lisboa (IPL), Elmano Margato, disse aos participantes da iniciativa, que a mesma "pretende ser o lançar de algumas sementes à serra". O dirigente máximo do IPL garantiu que a instituição está sempre disponível para "alargar horizontes e expansão de conhecimento". Na sua perspetiva, "dar lugar a estas iniciativas deve ser uma prioridade para as instituições de ensino superior". "Não aceito que nos empurrem para lugares subalternos", disse Elmano Margato, numa clara referência à posição que defende quanto à limitação imposta pelo sistema binário do ensino superior. Raul Filipe, presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) reforçou a vontade de no futuro ter mais iniciativas que juntem as 2 instituições.

Presidentes IPL/ESHTERaul Filipe, Presidente da ESHTE e Elmano Margato, Presidente do IPL, acompanham as apresentações dos investigadores provenientes de ambas as instituições.

Durante a manhã esteve em reflexão a Nutrição em várias abordagens, nomeadamente na associação à Saúde Ambiental e à Hotelaria e Turismo. Lino Mendes, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa fez uma contextualização da Dietética e Nutrição, que no campo da empregabilidade tem nota positiva, dado ser uma área transversal em qualquer parte do mundo, o que promove a mobilidade. Já Ana Catarina Moreia, especialista da área pediátrica, falou do cenário negativo da obesidade infantil. Segundos os dados que apresentou, mais de 80% das crianças excede a quantidade de açucar que deve ingerir e mais de 25% tem excesso de peso. O conhecimento destes dados, permite, segundo a docente, saber como intervir, nomeadamente ao nível da literacia nutricional.

Sobre nutrição nos idosos falou Marisa Cebola, docente da ESTeSL, tema que merece destaque pelo facto do índice de envelhecimento estar a aumentar, bem como a dependência, e com isto o surgimento de doenças crónicas e fatores de risco metabólicos. Neste campo a docente referiu a importância de haver uma ligação ao turismo para esta faixa da população, através de um acompanhamento mais personalizado, do ponto de vista nutricional, de assistência médica e da promoção da atividade física.

Cláudia Viegas, nutricionista e docente da ESHTE é a investigadora responsável pelo projeto de projetos de IC&DT, Salt Reduction, no qual participa o Politécnico de Lisboa, co financiado no âmbito da candidatura ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, ao Programa Operacional Regional de Lisboa, apoiada pelo FEDER, e a fundos nacionais. A especialista abordou a questão do sal como fator de risco que leva a que 22% da população mundial tenha hipertensão arterial. Na hotelaria e restauração, "o maior problema é o uso do sal "a olho" e de acordo com o paladar de quem cozinha", referiu Cláudia Viegas. 

Cláudia Viegas, Projeto ESHTE/ESTESL - Salt Reduction Cláudia Viegas, docente da ESHTE, destaca os projetos que integrem estratégias para a redução do sal na culinária, como a produção de plantas aromáticas através do correlacionamento do setor agrícola .

Ainda durante a manhã foi focada a questão da Segurança e Qualidade Alimentar, com os contributos de Fernando Bellém, Carlos Damas, Carla Viegas e André Coelho da ESTeSL, Celeste Serra do ISEL e Carlos Brandão da ESHTE.

A tarde foi dedicada a paineis que promoveram trocas de conhecimento sobre Edifícios, Gestão e Engenharias de Manutenção, com a participação de José Sobral do ISEL e João Barreto e Luís Portugal da ESHTE. O encontro finalizou com um painel sobre Tecnologias de Informação de Comunicação, com as intervenções de Nuno Datia do ISEL e Pedro Moita e João Pronto da ESHTE.

Encontro Científico IPL/ESHTEA conclusão de cada painél proporcionou um momento de partilha aberto a todos os investigadores , docentes e convidados presentes.

Este primeiro encontro científico juntou 17 oradores e 4 moderadores que fizeram parte dos 4 painéis de debate, entre inúmeros docentes e investigadores as instituições de ensino superior envolvidas que quiseram estar presentes.

TEXTO: CS/GCI

FOTOS: MN/GCI