Passar para o conteúdo principal
19.07.2023
global compact

No dia 12 de julho realizou-se a primeira reunião de plano de trabalhos para o último trimestre de 2023 da Plataforma Portuguesa para a Integridade (PPI), na qual a vice-presidente do Politécnico de Lisboa Maria João Escudeiro participou.

A Plataforma Portuguesa para a Integridade é uma iniciativa da United Nations Global Compact Network Portugal e da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, lançada em 2019 na sequência da renovação da campanha anticorrupção do United Nations Global Compact, como um apelo do setor privado aos governos para que promovam medidas anticorrupção e implementem políticas que estabeleçam sistemas de boa governação.

A reunião serviu para retomar as atividades da Plataforma durante o ano 2023, e incluiu o acolhimento dos novos Signatários, um dos quais, o Politécnico de Lisboa, bem como a revisão do Modelo de Governação da PPI 2.0 e a constituição dos grupos de trabalho para o plano de trabalho dos próximos meses.

Mário Parra da Silva, chair of the Board da UN Global Compact Network Portugal e presidente da Direção da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, começou por fazer um enquadramento da importância da ética e da integridade para as organizações e do papel da Plataforma Portuguesa para a Integridade enquanto promotora destes valores. Apresentou, ainda, o novo Modelo de Governação da PPI.

Anabela Vaz Ribeiro, diretora Executiva da UN Global Compact Network mostrou o Plano de Atividades e os objetivos para o último trimestre de 2023, que tem como objetivo aumentar a literacia das empresas sobre o Regime Geral de Prevenção da Corrupção. Será feito através da realização de workshops sobre a Estratégia Nacional Anticorrupção 2020-2024 e o Regime Geral da Prevenção da Corrupção a realizar a Norte, Centro e Sul, e da publicação da coleção “Ética e Integridade” constituída por 3 guias: Guia para a elaboração de Plano de Prevenção da Corrupção; Guia para a conceção de Códigos de ética e de Conduta; Guia para a implementação do Canal de Denúncia.

No final da sessão foi entregue o certificado de adesão aos representantes da ASCENDI e do Politécnico de Lisboa.

Texto adaptado e imagem Global Compact