26.05.2021
Prevenir para não cair

De olhos postos nos novos ambientes de aprendizagem, o IPL, pioneiro no recurso aos MOOCs – Massive Open Online Courses, deu a conhecer, à comunidade académica, numa cerimónia realizada a 18 de maio, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSL), o novo curso online “Prevenir para não Cair”.

Maria João Escudeiro
 Maria João Escudeiro, vice-presidente do IPL

“Hoje é um dia muito importante para nós, pois damos início a mais um de muitos cursos, que esperamos vão ao encontro das expetativas de todos e sejam do agrado daqueles que os vierem a frequentar”, disse Maria João Escudeiro, vice-presidente do Politécnico de Lisboa, assinalando o novo MOOC do IPL.

Ensino à distância
Da esq.ª para a dt.ª: Pedro Cabral, gestor da plataforma Nau; os docentes da ESTeSL: Renato Abreu, Beatriz Fernandes, Marisa Cebola, Teresa Tomás e a vice-presidente do IPL, Maria João Escudeiro

“Prevenir para não Cair” conta com uma equipa multidisciplinar de professores da ESTeSL, constituída por Teresa Tomás, Marisa Cebola, Miguel Ferreira e a presidente da instituição, Beatriz Fernandes, facto que a vice-presidente do IPL, ressaltou como “um forte exemplo do investimento neste tipo de formação”.

Os Massive Open Online Courses (MOOCs) são um exemplo dos novos ambientes de aprendizagem, baseados na teoria de aprendizagem conectivista. Traduzem-se em cursos, online, abertos e gratuitos, que permitem a inscrição de um grande número de participantes. Assíncronos, os MOOCs, permitem aos alunos gerir quando e onde frequentar a formação. O primeiro curso desta natureza no IPL, “Introdução à Epigenética”, já vai na 3.ª Edição.

Maria João Escudeiro e Renato Abreu
Maria João Escudeiro, vice-presidente do IPL e Renato Abreu, pró-presidente para o Ensino a Distância

sta aposta do Politécnico de Lisboa, em novas metodologias pedagógicas para impulsionar a inovação de ensino/aprendizagem/formação na comunidade académica assenta, segundo Maria João Escudeiro, numa estratégia da instituição baseada em vários fatores:

• Inovar educacionalmente através da implementação desta modalidade de educação;
  • Incentivar ao empreendedorismo e inovação;
  • Criar um ambiente online, composto por um espírito de colaboração e cooperação, partilha de conteúdos e opiniões entre todos os participantes;
  • Incentivar à interação com as plataformas e outras tecnologias que servem de base e de apoio à concretização do respetivo curso;
  • Incentivar os professores a desenvolverem recursos didácticos mais atuais e com mais qualidade;
  • Incentivar a comunidade académica do Politécnico de Lisboa para a educação a distância;
  • Promover o Politécnico de Lisboa não só no âmbito nacional, mas também internacional.

Plataforma Nau

Para concretizar a visão definida pela presidência do IPL, foi constituído, em março último, o Grupo de Trabalho para o Ensino a Distância - EaD@IPL, que integra para além do pró-presidente para a área, Renato Abreu, docentes de várias escolas do IPL.

Os MOOCs "Introdução à Epigenética" (3.ª edição) e "Prevenir para não cair", disponíveis na plataforma NAU, já contaram com o apoio na produção do EaD@IPL.

Em desenvolvimento está o MOOC de Ambiente e Sustentabilidade que envolve o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

O EaD@IPL tem por base três linhas essenciais de atuação:
1.  Desenvolvimento de iniciativas de formação dirigidas aos docentes;
2.  Apoio na conceção e implementação de projetos na modalidade e-Learning;
3.   Promoção da investigação e inovação na área do Ensino a Distância.

Para além de um diagnóstico, já finalizado, baseado no levantamento das necessidades dos docentes do IPL, o grupo de trabalho EaD@IPL promoveu uma ação de formação sobre testes online, na plataforma moodle no ISCAL e está a dar apoio ao ciclo de webinars MathON da mesma instituição, que iniciou a 25 de abril e termina a 27 de maio. Paralelamente, está a colaborar na organização do Congresso Internacional de Responsabilidade Social, que vai decorrer entre 23 e 25 de junho deste ano.

EDucast

Outras das iniciativas do EaD@IPL, decorreu nos dias 19 e 21 de maio, no âmbito de uma parceria com a FCCN – Tecnologia para o Conhecimento. O workshop “Ferramentas colaborativas e de Ensino a Distância: EDUCAST", destinado a docentes do IPL, teve como objetivo capacitar no recurso a este serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos letivos.

Na forja e na fase final está o projeto de dois workshops, a desenvolver na plataforma Moodle do EaD@IPL, sobre Mindfulness, destinados a estudantes do IPL. Estes workshops estão a ser desenvolvidos em colaboração com Anabela Graça, pró-presidente do IPL para a Saúde, que é a gestora do projeto.

A Unidade EaD@IPL tem, também, participação no consórcio U!REKA, na componente da digitalização e Ensino a Distância, sendo a docente Adriana Cardoso, quem representa o grupo de trabalho nas redes internacionais anglo-saxónicas.

Para a vice-presidente do IPL, Maria João Escudeiro, todo este trabalho colaborativo, prende-se com a necessidade que “a comunidade educativa do Politécnico de Lisboa tem, de estar atenta aos novos ambientes de aprendizagem”.

“O contínuo desenvolvimento dos Recursos Educativos Digitais, sobretudo no que diz respeito ao crescimento exponencial das modalidades de Educação a Distância, é crucial”, referiu a vice-presidente do IPL, por ocasião da cerimónia de lançamento do novo MOOC.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL