Passar para o conteúdo principal
03.03.2022
Ucrânia

O conflito que o país, situado na Europa Oriental, está a viver, resultado das ações militares, levadas a cabo pela Rússia, uniu o mundo numa onda de solidariedade para com o povo ucraniano, na defesa da Paz e da Democracia. O Politécnico de Lisboa está solidário com os estudantes ucranianos, com as suas famílias, e todo o povo ucraniano, que sofre com uma guerra sem sentido.

Na comunidade académica do IPL, a associação de voluntários ISCAL faz a Diferença, que tem como objetivo, implementar novos hábitos nas vidas dos estudantes, através de ações de voluntariado em várias áreas, levou a cabo uma iniciativa, em parceria com a empresa WinDoor, que terminou hoje, que apelou ao contributo de todos os alunos das Instituições de Ensino Superior de Lisboa, para a recolha de comida, roupa e produtos de higiene.

Já no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, vai decorrer, a partir de 4 de março, uma campanha de recolha de bens, para ajuda humanitária à Ucrânia aberta a toda a comunidade do IPL. Esta campanha conta com a colaboração da ASSBSI - Associação Humanitária de Busca e Salvamento Internacional para posterior encaminhamento dos bens.

Paralelamente, o Politécnico de Lisboa e as Escolas têm difundido, nas redes sociais, várias iniciativas de solidariedade, tais como a plataforma We Help Ukraine, concebida por portugueses, que serve de ligação entre quem precisa de ajuda e quem quer apoiar os ucranianos, que se mantêm no país a lutar contra a invasão russa ou, que fogem do conflito.

Outra das ações divulgadas é, a desenvolvida pela SIC Esperança e Fundação Benfica que passa por uma campanha nacional de recolha de bens de 1.ª necessidade, que decorre até 5 de março.