Passar para o conteúdo principal
21.05.2018
img_2636-copy.jpg

A iniciativa é do Serviço de Saúde Ocupacional do IPL, responsável por assegurar a prestação de serviços de saúde, nomeadamente consultas de medicina do trabalho a todos os trabalhadores do IPL. A primeira edição da formação de 22 horas, destinada a docentes e não docentes, decorreu nos dias 7, 9, 11 e 18 de maio, no Campus de Benfica.

A formação, ministrada por Aida Carolo, assistente convidada da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) para a Unidade Curricular de Emergência Médica e supervisora do projeto "Formação Interpares em Suporte Básico de Vida", tem como objetivos gerais, identificar situações de emergência, adotar medidas de proteção adequadas à situação, prestar o primeiro socorro com técnicas adequadas, efetuar pedido de ajuda diferenciada através do 112, entre outros.

Mediante o visionamento de conteúdos e realização de exercícios práticos foram abordados temas como: epilepsia, acidentes vasculares cerebrais, hemorragias, intoxicações, feridas, lesões, entre muitos outros. No final do cursos os 16 participantes realizaram um teste de avaliação de competências.

Esta foi a primeira de várias ações de formação de Emergência e Primeiros Socorros que o Serviço de Saúde Ocupacional do IPL vai ministrar na comunidade académica do Politécnico de Lisboa.

O Serviço de Saúde Ocupacional é um projeto inovador a nível nacional, no âmbito do qual, o Politécnico de Lisboa usufrui de recursos humanos, físicos e materiais da ESTeSL, para dar resposta a uma necessidade, ao nível da saúde ocupacional, de acordo com a legislação em vigor.

 

Texto de MP/Estagiária GCI
Fotos de MP/Estagiária GCI