A Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, esteve nos serviços da presidência do Politécnico de Lisboa para uma reunião de trabalho, no dia 15 de outubro de 2025, onde foram abordados diversos temas relevantes para o desenvolvimento estratégico da instituição, nomeadamente as necessidades de novas instalações para o ISCAL e para a Escola Superior de Dança (ESD), e as ações que o IPL tem desenvolvido para responder às recomendações da última avaliação institucional pela A3ES.
No encontro, para além dos membros da direção do IPL, esteve presente o Presidente do ISCAL, Pedro Pinheiro, que, em conjunto com o Presidente do Politécnico de Lisboa, destacou os constrangimentos das atuais instalações, tanto ao nível das condições de ensino como da segurança, sublinhando a necessidade de reforço do financiamento que permita o lançamento da empreitada de construção de novas infraestruturas. Foi ainda referido, pela presidência do IPL, a importância de viabilizar a venda das antigas instalações da ESD, condição necessária para o avanço do projeto do novo edifício da Escola.
A reunião permitiu ainda apresentar à Secretária de Estado as ações desenvolvidas no âmbito da consolidação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPL, bem como o projeto IPL 2033, coordenado pelo Conselho Geral, que visa definir o Plano Estratégico de longo prazo da instituição com o envolvimento de toda a comunidade académica.

Foi igualmente debatida a política científica do Politécnico de Lisboa, com destaque para o apoio aos centros e pólos de investigação.
A Secretária de Estado apresentou as principais reformas em curso no ensino superior, nomeadamente a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), que vai ser discutida, brevemente, na Assembleia da República, e a futura lei de graus e diplomas, onde foi sublinhada a importância de maior flexibilidade dos planos de estudo e da implementação de micro credenciais.
No decorrer da reunião foi ainda abordada a revisão do Estatuto da Carreira Docente, prevista para o próximo ano, que vai deixar de existir a distinção entre os sistemas universitário e politécnico.
No final, a Professora Doutora Cláudia Sarrico manifestou disponibilidade para considerar os pedidos de apoio apresentados pelo Politécnico de Lisboa e colaborar na concretização das prioridades identificadas pela instituição.
Esteve ainda presente no encontro, a equipa da presidência, representada pelos vice-presidentes Cristina Borges Azevedo, académicos, inovação pedagógica, qualidade e Erasmus+, Liliana Aranha Caetano, comunidade IPL, sustentabilidade e responsabilidade social e Ricardo Pinheiro, investigação e criação artística, empreendedorismo e internacionalização, as pró-presidentes Cátia Vaz, inovação e modernização administrativa e Maria João Barroso Hortas, oferta formativa de cursos técnicos superiores profissionais, e a administradora Sílvia Alves.

Texto de MFC/GCI
Imagem de JC/GCI