Passar para o conteúdo principal
19.03.2019
img_2990copy.jpg

Arrancou a 18 de março a iniciativa que visa o diálogo e fomento da cooperação entre Portugal e Angola nas áreas da oceanografia e interações atlânticas, biomedicina, acreditação no ensino superior, financiamento e gestão de ciência e tecnologia, entre outras.

secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira

A semana de Ciência Portugal - Angola começou com uma sessão de abertura no Palácio das Laranjeiras, onde se juntaram o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor e a ministra angolana do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo. Na sessão de abertura esteve também presente o secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira.

Miguel Brito

Durante a sessão, estiveram em discussão, os projetos em curso no âmbito da "Iniciativa Conhecimento para o Desenvolvimento", Rede Aga Kahn para o Desenvolvimento - Fundação para a Ciência e Tecnologia. Deste painel fez parte Miguel Brito, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. O investigador é o coordenador do projeto SCAFfoldChild, ao qual foi atribuída uma das Bolsas Aga Khan, resultantes de um protocolo para cooperação na área da Ciência e Tecnologia assinado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Imamat Ismaili, assinado em maio de 2016.

A iniciativa Semana de Ciência Portugal-Angola é uma das primeiras realizadas no âmbito da declaração de intenções, assinada em novembro, pelos dois países. Decorre até 20 de março e reúne investigadores e representantes de instituições de ensino superior e de centros de investigação dos dois países.

Durante a deslocação a Portugal, a comitiva angolana tem prevista no programa, a visita a instituições de ensino superior e centros de investigação, nos quais os investigadores angolanos podem contactar com congéneres portugueses, promovendo a partilha de conhecimento científico desenvolvido em ambos os países.

CSS/GCI IPL