25.10.2019
img_4195.jpg

A 24 de outubro, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) assinalou o início do ano letivo com uma sessão solene, onde foi homenageado o Engenheiro Jorge Rosa, presidente da Mitsubishi Fuso.

Eng. Jorge Rosa

A vice-presidente do Politécnico de Lisboa, Ana Cristina Perdigão, esteve presente no evento, em representação do presidente do Politécnico de Lisboa, tendo deixado uma mensagem de estímulo aos novos estudantes. "Aos estudantes, quero assegurar que escolheram estudar numa instituição que procura criar condições de ensino e aprendizagem de forma séria e consistente, alicerçadas na investigação, desenvolvimento e criação artística, nas suas oito Escolas e Institutos.", referiu.

Ana Cristina Perdigão

A dirigente aproveitou ainda para salientar a importância da qualificação do corpo docente do ISEL, e de como têm atingido "excelentes níveis", ressaltando a produção científica que "nos dignifica a todos enquanto instituição de ensino superior".

Ana Cristina Perdigão referiu o investimento que o Politécnico de Lisboa tem feito nas unidades orgânicas, nomeadamente no ISEL, através da renovação da cantina e das obras de recuperação, previstas para o edifício F, bem como o crescimento da internacionalização, quer da mobilidade de estudantes, docentes e funcionários, quer na captação de estudantes internacionais. Deixou o desejo de assegurar a participação do ISEL na iniciativa "Capital Europeia Verde", que vai decorrer no próximo ano 2020 em Lisboa, a convite do munícipio.

Jorge Sousa

O presidente do ISEL, Jorge Sousa, aproveitou o momento para dar a conhecer o projeto "ISELGreen", cofinanciado por fundos europeus, que prevê a implementação de medidas que visem o aumento da eficiência energética nas instalações no campus. Nomeadamente a instalação de um sistema solar fotovoltaico para produção de energia para autoconsumo, a substituição da iluminação interior por tecnologia LED, a instalação de sistema solar térmico para AQS, aplicação de isolamento térmico pelo exterior nas paredes do Edifício M entre outras iniciativas, algumas já em desenvolvimento.

Na sessão solene foi possível assistir a um momento artístico, resultado da parceria entre o ISEL, a empresa ABB e a Escola Superior de Dança (ESD), que colocou o "Yumi" - robot da ABB, num dueto com a professora Ana Marques Silva da ESD.

A sessão prosseguiu com atribuição de bolsas de excelência aos novos melhores alunos e bolsas de mérito Santander aos melhores diplomados, para além de prémios, e a distinção dos funcionários com 25 anos de serviço.

Estudantina Académica do ISEL

O evento terminou com a Estudantina Académica do ISEL a animar a plateia com a sua boa disposição.

Texto/Imagem LR/GCI IPL