A licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia confere competências na área do diagnóstico e terapêutica em:
- Medicina Nuclear (MN) na realização de exames Imagiológicos (MN Convencional, Tomografia por Emissão de Positrões e Fusão de imagem), em Radiofarmácia e na Teranóstica.
- Radiologia (RD) em Exames Imagiológicos de RD Convencional, RD de Intervenção, Ressonância Magnética, Tomografia Computorizada (TC), Mamografia e Ultrassonografia, em todos os órgãos e/ou sistemas.
- Radioterapia (RT) na atuação ao nível da terapêutica com radiações ionizantes no âmbito da RT Externa e Braquiterapia, realizando o planeamento do tratamento com imagens de TC, a dosimetria clínica e efetivando o controlo de qualidade do tratamento de doentes oncológicos.
A licenciatura confere, ainda, competências nas matérias de segurança dos profissionais de saúde e doentes no que concerne aos níveis de exposição à radiação, e de controlo da qualidade dos equipamentos.
Consultar acreditação
Consultar estatísticas de empregabilidade
Tipo: Seleção; Grupo A - Comunicação interpessoal
Ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia.
Para o acesso à Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia deve ser entregue uma declaração médica que comprove que não possui dispositivos metálicos ou próteses internas ferromagnéticas, que possam colocar em causa a frequência ou a conclusão do curso.
Nota de candidatura: 95
Provas de ingresso: 95
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química
02 Biologia e Geologia + 16 Matemática
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%