Os projetos vencedores do concurso de ideias Ace Challenge – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo 2025 do Politécnico de Lisboa foram distinguidos com a atribuição de prémios numa cerimónia que se realizou nos serviços da presidência, no dia 15 de dezembro de 2025.
A sessão contou com a presença do presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, o vice-presidente para a investigação e criação artística, empreendedorismo e internacionalização do IPL, Ricardo Pinheiro e os elementos do júri Dra. Isabel Afonso, coordenadora adjunta comercial da Caixa Geral de Depósitos, Fonte Nova em Benfica.
O 1.º Prémio, atribuído pela CGD, ao projeto “Verdito”, no valor de dois mil euros, foi entregue à equipa vencedora aos estudantes Rafael Romão do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Ana Beatriz Nobre da Escola Superior de Saúde de Lisboa e a Diogo de Carvalho da Escola Superior de Música de Lisboa.
O projeto Verdito é uma aplicação multiplataforma (telemóvel, iPad e desktop), prática e de fácil utilização, que permite verificar a credibilidade de produtos que alegam cumprir metas de desenvolvimento sustentável.
Através da análise de dados públicos e do uso mediado de um modelo de inteligência artificial, a aplicação avalia produtos que apresentam selos e certificações ambientais, analisando a reputação das empresas, os seus compromissos em matéria de sustentabilidade e a coerência das suas práticas.
O Verdito integra ainda um sistema de créditos que possibilita a amortização da pegada de carbono, bem como a criação de uma comunidade online, promovendo a interação entre consumidores através de feedback e partilha de experiências. O projeto pretende contribuir para decisões de consumo mais informadas e responsáveis, combatendo fenómenos como o greenwashing.
O 2.º Prémio, atribuído pelo Politécnico de Lisboa, no valor de mil e quinhentos euros, foi entregue ao projeto AnthoSuture aos estudantes Rui Quintas e Pedro Afonso, da Escola Superior de Saúde de Lisboa e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e estudante Susana Cabral do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
O projeto AnthoSuture propõe o desenvolvimento de um fio de sutura inovador, produzido a partir de materiais de origem natural, capaz de alterar a cor consoante o pH da ferida. Esta solução funciona como um indicador visual precoce de infecção, permitindo uma resposta mais rápida por parte dos profissionais de saúde e contribuindo para a prevenção de infecções hospitalares. A alteração da cor do fio facilita a monitorização do processo de cicatrização e a deteção de eventuais complicações.
Sobre o ACE Challenge
O ACE Challenge é o concurso de ideias do Politécnico de Lisboa, integrado na ACE – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, e tem como objetivo incentivar o espírito empreendedor, a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras por parte dos estudantes.
A iniciativa promove o trabalho colaborativo entre Escolas e áreas científicas, apoiando a criação de projetos que respondam a desafios reais da sociedade, da economia e do setor social, reforçando a ligação entre o ensino, a inovação e o empreendedorismo no Politécnico de Lisboa.
Link da notícia
Flickr photos from the Prémios ACE Challenge 2025 album.
Texto de MFC/GCI
Imagens de MQ/GCI