Teve lugar, a 15 de março, no Teatro Camões, a conferência de abertura do ciclo "Encontros para o Futuro II - O Ensino da Dança: Políticas, Práticas e Público dedicado às temáticas da Dança. A iniciativa pretendeu promover o encontro entre instituições de ensino, entre elas, a Escola Superior de Dança, envolvendo professores, coreógrafos, diretores e outras personalidades ligadas à Dança.
A segunda edição do encontro visou abrir caminho para uma reflexão sobre estratégias de futuro que sirvam, eficazmente, a prática da Dança em Portugal, bem como as várias dimensões.
Partindo dos conceitos: problema, soluções e políticas favoráveis são fluxos múltiplos e linhas de análise de continuidade para o trabalho das temáticas identificadas no encontro anterior, dedicado em exclusivo ao Ensino da Dança em Portugal.
A educação do corpo na área performativa, necessidades públicas de políticas legislativas e de ação, que alicercem educação e prática, associados aos desafios e mutações dos públicos a quem chega a Dança Portuguesa, abrem-se à congregação de profissionais e à reflexão sobre medidas concretas, vistas como necessidades essenciais para articular a disciplina, a sua prática na educação, na cultura e nas artes em geral.



Na cerimónia de abertura esteve a secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, o secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, o secretário de Estado da Educação, João Costa e o presidente da Opart - Organismo de produção artística, Carlos Vargas. A representar o Politécnico de Lisboa esteve o pró-presidente para as Artes, Paulo Morais-Alexandre.

No final da conferência de abertura foi apresentado o espetáculo Don Quixote pela Companhia Nacional de Bailado.
No segundo dia de conferência, João Fernandes, sub-diretor da Escola Superior de Dança, foi o moderador do Painel sobre
"Paradigmas do Ensino Artístico Especializado da Dança".
O programa dividiu-se entre o Teatro Camões e os Estúdios Victor Córdon.