Miguel Rosa, estudante finalista da licenciatura em Engenharia Eletrónica, Telecomunicações e Computadores, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Telecomunicações (DEETC), do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), venceu o primeiro prémio na categoria de estudante no concurso internacional promovido pelo H2O & Sustainability Innovation Hub, que decorreu nos dias 14 e 15 de outubro, na Universidade do Algarve, no Campus da Penha, em Faro.
O projeto vencedor, intitulado “Smart System for Microplastics Quantification and Analysis in Water”, foi desenvolvido sob coorientação dos docentes do ISEL, António Serrador e Nuno Datia, e do docente da Universidade VSB - Technical University of Ostrava (República Checa), Jan Halfar.

Este é o primeiro projeto final de licenciatura do ISEL desenvolvido em colaboração com a rede europeia U!REKA. Tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a presença de microplásticos nas bacias hidrográficas dos municípios de Oeiras e Lisboa, incluindo o seu impacto no ambiente marinho, contribuindo para a investigação e monitorização de um dos principais desafios ambientais da atualidade.
Contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da Câmara Municipal de Lisboa, fortalecendo a relação entre instituições de ensino superior, autarquias e ecossistemas de inovação dedicados à sustentabilidade, economia azul e transição ambiental.

O reconhecimento alcançado por Miguel Rosa coloca em destaque o trabalho desenvolvido no ISEL e no Politécnico de Lisboa na promoção da investigação aplicada e de soluções tecnológicas com impacto real na sociedade, contribuindo para formar profissionais capazes de responder aos desafios ambientais do presente e do futuro.
Texto de MFC/GCI
Imagens de Universidade do Algarve