26.04.2022
Filme produzida

"Mistida" é a curta-metragem de Falcão Nhaga, estudante finalista do curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), selecionada pela Cinéf, secção competitiva da 75.ª edição do Festival de Cannes, dedicada a filmes de escola e novas vozes do cinema independente. O filme com argumento de Pedro Cabral e Falcão Nhaga foi produzido pela Escola artística do Politécnico de Lisboa e tem distribuição da Portugal Film.

“Mistida” é o trabalho de fim de curso realizador luso-guineense de 22 anos, Falcão Nhaga que teve orientação na realização do professor e realizador Joaquim Sapinho. A curta-metragem, cujas rodagens aconteceram em Lisboa, retrata “uma mãe imigrante aflita das costas, liga ao filho para que ele a ajude a carregar os sacos de compras para casa. Durante o percurso, os dois conversam sobre o futuro através do passado, numa revinda às suas amarguras e alegrias”. A interpretação é de Bia Gomes e Welket Bungué, ambos formados pela ESTC

É a segunda vez, em duas décadas, que Portugal é representado na Cinéf (anteriormente Cinéfondation) e a segunda vez na história da competição que uma produção inteiramente portuguesa é seleccionada.

Filme produzido por Joaquim Sapinho

Produção portuguesa na competição internacional

O filme "Tourment sur les îles" de Albert Serra, produzido pela Rosa Filmes de Joaquim Sapinho, professor da Escola Superior de Teatro e Cinema, foi selecionado para a competição do Festival de Cannes, que vai decorrer de 17 a 28 de maio de 2022. É a primeira vez desde 2006 que há uma produção portuguesa na competição.

"Tourment sur les îles" é o quarto filme de Albert Serra produzido pela Rosa Filmes e resulta de uma coprodução internacional que tem como atores principais Benoît Magimel, que este ano ganhou o César de melhor ator em França, e o crítico de Arte Alexandre Melo, entre outros.