14.11.2019
img_5645.jpg

O Politécnico de Lisboa (IPL) entregou os prémios ACE 2019 aos promotores dos projetos vencedores da Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, numa cerimónia que decorreu nos serviços da presidência do IPL, no dia 13 de novembro de 2019. A cerimónia contou com a participação dos presidentes e representantes das diversas unidades orgânicas do IPL, dos patrocinadores e parceiros do programa de empreendedorismo do IPL , e ainda, os estudantes e professsores que participaram na edição de 2018/2019 da academia ACE.

ACE 2019

Elmano Margato, presidente do IPL, no discurso que abriu a sessão, felicitou todos os participantes da ACE "na expetativa de que os prémios entregues sejam um estímulo ao espírito empreendedor, à criação de novos produtos ou negócios, conducentes ao incremento do emprego e ao desenvolvimento económico e social do país."

Po
r deliberação do júri, foram estes os projetos vencedores, das 6 escolas 2 institutos superiores do Politécnico de Lisboa:

1.º lugar | Bugs&Co. “Alimento vivo para consumo animal”

1.º lugar ACE 2019

Promotores: Elisabete Matos, Carlos Tavares e Leonor Ferreira, estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL),
Tutoria: Isabel João, docente do ISEL.
Prémio: €2000 - CGD

2.º lugar | Artistic Self Service

2.º lugar ACE 2019

Prémio: €1500 - Delta Cafés
Promotora: Diana Rego, estudante da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC)
Tutoria: Rita Wengorovius e Paulo Leite, professores da ESTC.

3.º lugar | Dermoscan

3.º lugar ACE 2019

Prémio: €1000 - Politec&ID
Promotoras: Fernanda Farias, Julia Cavalcante e Barbara Corte, estudantes da Escola Superior de Comunicação Social
Tutoria: Paulo Tinta e Manuel Baptista, docentes da ESCS

O programa para o empreendedorismo do IPL, do qual faz parte a
Academia ACE, tem apurado, todos os anos, os representantes do Politécnico de Lisboa para a fase nacional do concurso de ideias Poliempreende.

José Cavaleiro Rodrigues
, pró-presidente para a área do empreendedorismo do IPL, durante a abertura da cerimónia, referiu-se ao Poliempreende como "uma das iniciativas de empreendedorismo mais antigas ao nível do ensino superior em portugal e que em muito tem contribuido para a valorização dos politécnicos".  "De forma a fazer evoluir e valorizar a fase nacional", o pró-presidente  adiantou que, para o ano, está previsto a abertura das sessões ao público geral, uma vez que o concurso é uma "aprendizagem para todos".

ACE 2019

O concurso de ideias Poliempreende encerrou a sua 16.ª edição com projetos vencedores dos Institutos Politécnicos do Porto, Guarda e Leiria. A Universidade da Madeira será a organizadora e anfitriã da 17º Edição que acontece em 2020. A ACE está ainda interligada ao concurso Born From Knowledge, da Agência Nacional de Inovação (ANI).

Estiveram ainda presentes os parceiros
Loures INOVA, representada por Sónia Figueiredo, ANJE, representada por Cristina Rodrigues, Startup Sintra representada por  João Cabral,  Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Junta de Freguesia de Benfica, representadas, respetivamente, ppr Mário Rui e Ricardo Marques.

Texto e Imagem  MN/GCI