Passar para o conteúdo principal

47 projetos de investigação e criação artística selecionados no IDI&CA

Image
47 projetos de investigação e criação artística selecionados no IDI&CA

Investigadores responsáveis e membros integrantes dos 47 projetos selecionados, para financiamento no quarto concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e de Criação Artística (IDI&CA), estiveram presentes na cerimónia de assinatura dos respetivos contratos, que decorreu nos serviços da presidência no dia 13 de maio.

4.º IDICA

A iniciativa, com um investimento financeiro de 235 mil euros, traduz a aposta da direção do Politécnico de Lisboa que considera as atividades de Investigação, de Desenvolvimento, de Inovação e de Criação Artística “estruturas basilares” da atividade académica fundamentais para a “afirmação enquanto instituição de ensino superior.”, salientou Elmano Margato presidente do IPL.

4.º IDICA 4.º IDICA

O concurso IDI&CA foi criado em 2016 e desde então já foram selecionados 188 projetos com um financiamento de 940 mil euros. A iniciativa visa a dinamização da investigação científica, desenvolvimento, inovação e criação artística no IPL, apoiando a realização de projetos propostos pelos docentes e suas equipas, através de financiamento concedido pelo próprio Instituto, tendo como objetivo o incremento e a criação de conhecimento e cultura, pelo aumento do número de publicações, trabalhos e o registo de patentes de autoria ou coautoria dos docentes do IPL.

No total nesta quarta edição estiveram a concurso 90 candidaturas com a participação de 400 investigadores de todas as escolas e institutos do IPL. Os projetos escolhidos são das áreas das artes, ciências sociais e humanas.

4.º IDICA 4.º IDICA

Para o presidente do IPL “a iniciativa está a ter os resultados esperados” acrescentando que tem contribuído “para granjear um maior prestígio académico do Politécnico de Lisboa, através da mudança de perceção que a academia e a sociedade, em geral, possuem sobre nós.” disse na cerimónia. Opinião também partilhada por José Cavaleiro, pro-presidente da área da investigação, que referiu, na ocasião, o contributo do IDI&CA na alteração do panorama da investigação no IPL, salientando que os quatro anos do IDI&CA foram “muito produtivos”.

4.º IDICA

Nos últimos 4 anos a presidência do Politécnico de Lisboa tem reconhecido, através de várias iniciativas, a produção científica e artística na academia, com um investimento total de 1.845.685,23 euros. Para o presidente do IPL o montante investido “é um valor bastante significativo” em comparação com os 5 milhões de euros anunciados pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, em 2016, para um programa de financiamento, com o objetivo de estimular a atividade de investigação e desenvolvimento no ensino politécnico, destinado a quinze Institutos e cinco escolas não integradas).

Desde 2016 que os docentes do IPL também têm participado em projetos financiados por fundos europeus nos anos, refira-se o Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia, coordenado pelo docente Miguel Brito.

O presidente do IPL dirigiu-se aos coordenadores dos projetos sensibilizando-os para a participação dos docentes mais jovens e estudantes nos projetos.

Texto VG/GCI

Imagem MN/GCI

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image