12.04.2023
I Encontro Nacional dos Impulsos Jovens STEAM e Adultos

O Politécnico de Lisboa participou no I Encontro Nacional dos Impulsos Jovens STEAM e Adultos, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que decorreu na Universidade de Aveiro no dia 5 de abril. O objetivo da iniciativa foi fazer o balanço da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nas instituições de ensino superior, com a avaliação do estado de implementação dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos. Estiveram presentes a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.

Foram 33 os consórcios de Instituições de Ensino Superior e parceiros nacionais e internacionais a apresentar o ponto de situação e desenvolvimento dos projetos financiados pelo PRR. A vice-presidente do Politécnico de Lisboa, Maria João Escudeiro, deu a conhecer os dados de execução do projeto Projeto Next Level Higher Education for All@ Politénico de Lisboa, financiado pelos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, tendo por base 5 pilares estratégicos: Educação; Investigação; Inovação; Sustentabilidade e Colaboração com a Sociedade.

I Encontro Nacional dos Impulsos Jovens STEAM e Adultos

A vice-presidente do IPL destacou o investimento feito na inovação pedagógica, um importante pilar estratégico, nomeadamente no apoio aos estudantes da instituição. Neste campo, para além da habitual atribuição de bolsas de mérito, Maria João Escudeiro referiu terem sido contempladas nos regulamentos da instituição, novas tipologias de bolsas: de inclusão; apoio a estudantes deslocados, apoio a mulheres estudantes, como forma de promover a igualdade nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), apoio para desempregados, entre outras.
No âmbito do Programa Impulso Jovens STEAM, o IPL fez um investimento na melhoria das condições de ensino, ao promover o índice de satisfação dos estudantes. A vice-presidente disse estar em curso uma monitorização do abandono e desempenho académico, cujos dados recolhidos permitem implementar medidas de melhoria destes índices. Neste contexto deu como exemplo o Programa MentoriaI@PL, que conta com duas edições, e do qual fazem parte 462 mentores e 779 mentorandos.

Vice-presidente do IPL, Maria João Escudeiro

No caso do Programa Impulso Adultos, Maria João Escudeiro referiu ter como foco a dicotomia atualização e reconversão, alicerçada numa maior colaboração com o setor empresarial. De realçar a oferta formativa inserida no Projeto Next Level Higher Education for All@ Politénico de Lisboa: 20 novos cursos a decorrer ou já terminados; 2 novos mestrados; 15 novas pós-graduações; 3 cursos de curta duração e 5 das novas formações com mais de uma edição, “o que significa um claro sucesso quer para as entidades empregadoras, quer para o público-alvo”, referiu a vice-presidente.

Com um financiamento de mais de 4 milhões de euros no Programa Jovens STEAM e de mais de 2,5 milhões de euros no Impulso Adultos, no total a execução é de mais de 30%, facto que Maria João Escudeiro considera positivo. “A continuidade da execução do projeto vai contribuir para a melhoria das condições de ensino no Politécnico de Lisboa, mas também garantir a qualidade do ensino superior em Portugal”, referiu na apresentação.

A vice-presidente não tem dúvidas quanto à superação das metas definidas, sobretudo no Programa Impulso Adulto, já quanto ao Programa Jovens STEAM, as limitações associadas à abertura de novos ciclos de estudo, dificultam o aumento do número de diplomados. “Estamos a trabalhar para combater o que nos parece ser o maior constrangimento – o abandono e o insucesso académico no ensino superior”, disse a vice-presidente do IPL no final da apresentação.

Texto de: CSS/GCI IPL
Imagem de: CS/IPL
Imagens de: Universidade de Aveiro

Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa e Financiado pela União Europeia