“É a primeira vez que lançamos um jogo como resultado de um projeto de investigação. Este trabalho mostra uma forma criativa de olhar para a ciência e de articular o ensino com a investigação, revelando a capacidade de inovar e de gerar novos tipos de resultados científicos.”, disse António Belo, presidente do IPL, na apresentação do QORGame – Jogo de Tabuleiro sobre Técnicas de Laboratório e Reatividade Química: Gamificação da Educação em Química Orgânica, projeto da 9.ª edição do IDI&CA – Programa de Incentivo à Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística do Politécnico de Lisboa.

A sessão de apresentação do jogo, realizou-se no auditório da Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL), e contou com a presença, para além do presidente do Politécnico de Lisboa, do vice-presidente para a investigação e criação artística, empreendedorismo e internacionalização, Ricardo Pinheiro, Presidente da ESSL, Amadeu Borges Ferro, que destacou o papel do projeto como exemplo de criatividade e envolvimento emocional no processo de aprendizagem.
O projeto QORGame que traduz a interligação entre investigação científica e inovação pedagógica no ensino superior, foi desenvolvido, e coordenado por Mário Gomes, com a colaboração dos investigadores João Avó e Carina Crucho.
Durante a apresentação, o presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, sublinhou o caráter pioneiro do projeto. Por sua vez, o vice-presidente Ricardo Pinheiro realçou a importância da diversidade e da liberdade científica: “Num tempo em que se tende a medir a investigação apenas por indicadores de rentabilidade económica, é essencial reconhecer o valor de projetos como este, que aproximam a ciência do ensino e contribuem para metodologias inovadoras.”

O QORGame, apresentado pelos docentes João Avó e Carina Crucho, transforma a aprendizagem da Química Orgânica numa aventura lúdica e interativa, inspirada em jogos de fantasia como Dungeons & Dragons. Os estudantes assumem papeis e enfrentam desafios científicos em equipa, explorando conceitos de identificação de compostos, reações químicas e técnicas laboratoriais de forma envolvente.
Segundo os autores, o jogo surgiu durante o período da pandemia e evoluiu a partir de experiências práticas em aula, demonstrando resultados positivos ao nível da motivação e do sucesso académico dos estudantes.
A sessão terminou com uma sessão de autógrafos e um porto de honra, num momento de partilha entre docentes, estudantes e investigadores, simbolizando o espírito de colaboração e inovação educativa que caracteriza os projetos desenvolvidos no âmbito do IDI&CA.
Flickr photos from the Lançamento do Jogo QORGame na ESSL album.
Texto de MFC/GCI
Imagens de JC/GCI