21.07.2017
spectrum_audio_lab_2.jpg

A fase regional de apresentação dos projetos da 14.ª edição do concurso de ideias Poliempreende está dado por concluído. Por deliberação do júri, são estes os projetos finalistas das 6 escolas 2 institutos superiores do Politécnico de Lisboa:

Spectrum Áudio Labs

Os vencedores, Leonardo Vidas e Eduardo Caetano, da Escola Superior de Música de Lisboa conquistaram o primeiro lugar através do projeto Spectrum Audio Labs, uma empresa que pretende desenvolver equipamentos especializados para áudio profissional, respondendo a necessidades técnicas e artísticas. Os alunos explicam o fator diferenciador do projeto: " a personalização dos produtos, proporcionando assim soluções únicas para cada cliente. O domínio dos equipamentos será tendencialmente analógico - preservando o caráter contínuo do sinal -, dando assim ênfase a um segmento quase extinto na indústria atual."

Prémios: 2.000€; Apoio de consultaria; Apoio na implementação do projeto, concebido pela DNA Cascais.

Tuk Tuks Elétricos em Mértola

Tiago Marques, Lyubov Pataliy, João Garrido, Gonçalo Cunha e Francisco Caeiro, alunos da Escola Superior de Comunicação Social, distinguem-se com um projeto que pretende dar a conhecer o interior do país através de um investimento turístico amigo do ambiente. A ideia de negócio consiste na formação de uma empresa de Tuk Tuks elétricos, cuja actividade se baseará em visitas e rotas turísticas na Vila de Mértola. Os alunos adiantam que "o serviço proposto será necessariamente mais direcionado para turistas, na altura do Verão, mas que pode ser aproveitado em época baixa, para incremento de mobilidade da população local, contribuindo para a responsabilidade social a vários níveis", para além da contribuição ambiental.

Prémio: 1.500€

Flirt Desserts

Cristina Perdigão, Sara Santos, André Oliveira e Mariana Carvalho, alunos da Escola Superior de Comunicação Social apresentaram ao júri a ideia de negócio para um bar de sobremesas, caraterizado por um espaço acolhedor onde se irão servir cocktails (alcoólicos e não alcoólicos) únicos, inspirados na doçaria e frutaria nacional e internacional e, como complemento, servir-se-ão também sobremesas, bolos e doces que estão relacionados com os próprios cocktails. Os alunos afirmam que "este conceito é um caso de sucesso nos Estados Unidos e Austrália mas ainda não é explorado no nosso país. Uma vez que a nossa doçaria e frutaria é tão rica e aproveitando o interesse do consumidor em explorar novos conceitos de bar e de lazer, vemos aqui uma excelente oportunidade de negócio que ainda não é explorada pela concorrência."

Prémio: 1.000€

O Poliempreende tem duas grandes fases. A nível regional, cada Instituto Politécnico promove um conjunto de iniciativas destinadas aos seus alunos, que culminam na escolha do melhor projeto. Os vencedores da componente regional irão participar no concurso nacional onde serão submetidos à apreciação de um júri Nacional que irá escolher os três melhores projetos nacionais.

A fase Nacional do concurso está previsto para decorrer em Bragança, de 11 a 15 de Setembro de 2017.

Para mais informações, consultar poliempreende.com