Passar para o conteúdo principal
06.02.2017
_mg_0005_1.jpg

"Dinamizar a produção de novo conhecimento e inovação no seio da comunidade académica" é o principal objetivo da primeira edição do concurso anual de investigação, desenvolvimento, inovação e criação artística do IPL, afirmou o Presidente do IPL, Elmano Margato, no âmbito da cerimónia de assinatura de contratos com os projetos vencedores.

José Cavaleiro Rodrigues, Pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo ressaltou, na sessão, que a iniciativa vai “reativar e criar novas linhas de investigação na comunidade académica do IPL". A presidência do Politécnico de Lisboa considera que os projetos submetidos a concurso mostram “o valor e dinâmica da instituição em termos criativos e de produção de conhecimento.

A primeira edição do concurso anual de projetos de investigação, desenvolvimento, inovação e criação artística, que resultou em 95 candidaturas, assenta num dos eixos estratégicos estabelecidos pela presidência do Politécnico de Lisboa, que visa valorizar e dar maior visibilidade à Investigação, Desenvolvimento, Inovação & Criação Artística produzidos na sua comunidade académica, bem como o aumento da capacidade de financiamento de projetos e de funcionamento de centros e equipas. Reflete, também, a vontade de reforçar as condições para a realização de investigação nas unidades orgânicas do IPL, fazendo regressar as muitas centenas de investigadores, que as políticas para o ensino superior dos últimos anos colocaram ao serviço de centros universitários”.

Na cerimónia realizada a 31 de janeiro, na qual estiveram presidentes das unidades orgâncias, coordenadores e membros dos projetos vencedores, o Presidente do IPL falou do esforço financeiro de 250 mil euros no orçamento de 2016, necessário para apoiar os projetos de investigação vencedores. Deixou antever que a segunda edição do concurso anual de investigação, será realizada brevemente.

O concurso anual de 2016, cujo regulamento de acesso e seleção de projetos foi publicado em DR, II série, n.º 136, de 18/07/2016, decorreu até novembro do mesmo ano. Os projetos submetidos apresentaram ficha de candidatura com cronograma temporal e financeiro, orçamento do projeto, currículos científicos ou artísticos do coordenador e da equipa do projeto, entre outros requisitos. A duração máxima dos projetos é de 12 meses, compreendidos entre 1 de dezembro de 2016 e 31 de dezembro de 2017. A avaliação das candidaturas foi feita por paineis de avaliadores, indicados pelos conselhos técnico-científicos de cada Unidade Orgânica do IPL.

Image
Image
Image
Image