Passar para o conteúdo principal

Politécnico de Lisboa na EAIE maior evento do ensino superior

Image
vices-presidentes ipl

Uma delegação do Politécnico de Lisboa, constituída pelas vice-presidentes Cristina Borges Azevedo e Maria Carlos Annes, participou na EAIE, em Gotemburgo, na Suécia, na maior feira europeia dedicada ao ensino superior internacional, com o objetivo de reforçar parcerias internacionais e promover a oferta formativa junto de instituições de todo o mundo.

Sob o tema “GO-create”, a conferência, realizada de 9 a 12 de setembro,  reuniu mais de 7000 participantes de 106 países, num programa que integrou sessões plenárias, workshops, exposições e múltiplos momentos de networking, sublinhando a cooperação e a co-criação na internacionalização do ensino superior.

A abertura oficial da exposição realizou-se com debates sobre o papel do ensino superior em contextos de crise, com destaque para os exemplos de Gaza e da Ucrânia. 

Na  sessão plenária de abertura a ativista indonésia Melati Wijsen, defensora ativa da sustentabilidade e fundadora do movimento Bye Bye Plastic Bags, apelou à ação coletiva na construção de soluções globais, alinhando-se ao tema da conferência, Go-create, que enfatiza a colaboração e a inovação no ensino superior.

Também as políticas públicas estiveram em foco, com uma sessão que reuniu Susanne Conze, da Comissão Europeia, Graeme Day, ministro do Ensino Superior e Formação da Escócia, e Urban Kodric, secretário de Estado do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação da Eslovénia.

A diversidade e inclusão foram temáticas abordadas na edição da EAIE deste ano com iniciativas como o Rainbow Get-together e oficinas criativas de pintura coletiva inspiradas nas paisagens de Gotemburgo.

participação em eaie


A sustentabilidade também esteve em evidência através do Sustainability Hub, onde se desenvolveram atividades e realizaram debates sobre práticas responsáveis e circulares no ensino superior.

O encerramento contou com a atuação do EAIE Choir e com a intervenção do jornalista e autor sueco Andreas Ekström, que refletiu sobre o impacto da inteligência artificial na aprendizagem e na inovação, sublinhando a importância de assegurar que o futuro tecnológico seja moldado por múltiplas perspetivas e competências.

A edição de 2025 da EAIE terminou com uma mensagem de cooperação e partilha, simbolizada pela expressão sueca “tack så mycket” (“muito obrigado”). O próximo encontro da comunidade europeia de internacionalização do ensino superior está marcado para Glasgow, em 2026, dando continuidade às reflexões e parcerias desenvolvidas este ano.

Texto de MFC/GCI
Imagens MCA/IPL