24.07.2018
xvii_encontro_aulp_18_angola_1web.jpg

Uma delegação do Politécnico de Lisboa marcou presença no XXVIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que decorreu entre 18 e 20 de julho, no Lubango, em Angola. Esta participação serviu para preparar o Encontro de 2019 que vai acontecer em Lisboa.

A iniciativa anual, que junta mais de 150 universidades e instituições de Ensino e Investigação dos países da CPLP e Macau, teve como anfitriã a Universidade Mandume Ya Ndemufayo. O programa centrou-se no tema "Património Histórico do Espaço Lusófono: Ciência, Arte e Cultura".

IPL

No âmbito do Encontro da AULP, o presidente do IPL, Elmano Margato, liderou a sessão alusiva ao Património Natural e Científico. Já a vice-presidente do IPL, Ana Cristina Perdigão, apresentou a comunicação “Estratégia de Internacionalização em Português: O Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa”, subscrita também pelo pró-presidente para a internacionalização, Fernando Melício, pela docente Antónia Estrela e pela bolseira Telma Fróis. Paulo Morais-Alexandre, pró-presidente para as Artes, apresentou a comunicação “Ensino Superior e Património como visão global: O Politécnico de Lisboa como exemplo”.

Protocolo de cooperação

Paralelamente à agenda da AULP, foram realizados vários encontros entre a delegação do IPL e instituições congéneres da lusofonia, tendo sido assinado um protocolo de cooperação com a Universidade Mandume Ya Ndemufayo.

A presença da comitiva portuguesa para além da participação habitual, serviu para preparar e apresentar à comunidade da AILP, o XXIX Encontro, que o Politécnico de Lisboa vai acolher 2019. Sob o tema "Arte e Cultura na Identidade dos Povos", o próximo Encontro vai decorrer de 3 a 5 de julho de 2019.

AULP

A AULP é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre universidades e institutos superiores. Tem cerca de 150 membros dos oito países de língua oficial portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste) e Macau. A sua missão passa por facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo. Pretende também estimular a investigação e o intercâmbio de estudantes e docentes, propondo uma reflexão contínua através da divulgação diária de notícias e organização de conferências e eventos. É atualmente presidida por Orlando da Mata, reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, no Lubango, Angola.

Texto: CS/GCI
Fotos: Delegação IPL