16.11.2021
spa 2021

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) anunciou no dia 13 de novembro, através de comunicado oficial, os premiados de 2021, que distinguem "os mais importantes autores e obras que marcaram intensamente a vida cultural e artística portuguesa". Da lista de premiados e nomeados fazem parte professores e profissionais formados pelas três escolas artísticas do Politécnico de Lisboa: Escola Superior de Dança (ESD), Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC).

Televisão

Melhor Programa de Entretenimento
Herdeiros de Saramago, realização de Graça Castanheira (ESTC)

Melhor Programa de Ficção
Terra Nova, realização de Joaquim Leitão (ESTC)

Dança

Nomeação Melhor coreografia
Mal - Embriaguez divina, de Marlene Monteiro Freitas (ESD)

Nomeação Melhor Atriz
Catarina Wallenstein
em O ano da morte de Ricardo Reis (ESTC)

Melhor Trabalho de Música Erudita
Poslúdio, de Tiago Derriça (ESML)

Nomeação Melhor Trabalho de Música Erudita
NowState, de Gonçalo Gato (ESML)

Melhor Espetáculo
A Paixão Segundo São João, com encenação de Pedro Lacerda (ESTC)

Nomeação Melhor Espetéculo
Subitamente no Verão passado, encenação de Bruno Bravo (ESTC)

Melhor Ator
Pedro Lacerda (ESTC) em A Paixão Segundo São João

Nomeação Melhor Ator
Cláudio da Silva (ESTC) em Lorenzaccio
João Pedro Mamede (ESTC) em A máquina Hamlet

Nomeação Melhor Atriz
Carolina Salles (ESTC) em Subitamente no verão passado
Custódia Gallego (ESTC) em Maria, A Mãe

Melhor Texto Português Representado
A reconquista de Olivenza, de Ricardo Neves Neves (ESTC)

Melhor Trabalho Cenográfico
Ned Kelly de Pedro Silva (ESTC)

Nomeação Melhor Trabalho Cenográfico
Subitamente no verão passado, de Stéphane Alberto (ESTC)

Pelo segundo ano consecutivo, a SPA decidiu não realizar a habitual cerimónia de entrega dos Prémios Autores. Em alternativa, “realiza-se no dia 16 de novembro na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa um concerto comemorativo da vida e da obra de Paulo Carvalho, que está a comemorar seis décadas de intensa carreira musical".

A Sociedade Portuguesa de Autores é uma cooperativa de responsabilidade limitada, fundada em 1925 para a Gestão do Direito de Autor. A SPA representa os autores portugueses de todas as disciplinas literárias e artísticas e uma das suas funções passa por autorizar a utilização das obras dos titulares de direitos de autor que representa (nacionais e estrangeiros, quer sejam autores, seus sucessores ou cessionários).

Os Prémios Autores 2021, atribuídos, anualmente, desde 2010, visam distinguir "os mais importantes autores e obras que marcaram intensamente a vida cultural e artística portuguesa".

Texto de CSS/GCI IPL