04.06.2021
posse esml

Sob o lema “De estudantes para estudantes”, Sofia Duarte, finalista do curso de Música Antiga, promete, no mandato como presidente da associação de estudantes da Escola Superior de Música de Lisboa, que assume, “reabilitar os estudantes da situação em que temos vivido”.

Sofia Duarte

A estudante, no discurso de tomada de posse, realizada no dia 2 de junho, nos serviços da presidência do IPL, refere os vários estudantes que desistiram do ensino superior por falta de motivação e por problemas psicológicos e financeiros em consequência da situação pandémica.

O presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, felicitou a estudante, e reconheceu o trabalho do anterior presidente, Daniel Pinheiro, em particular o papel desenvolvido na participação da orquestra de sopros da ESML na prestigiada The Midwest Clinic, a maior conferência Internacional de Música de Banda e Orquestra do mundo no Festival de Chicago, em 2019.

Elmano Margato manifestou a preocupação da presidência no regresso às aulas presenciais porque considera que “É altura das nossas unidades orgânicas retomarem o ensino presencial porque há um conjunto de competências que só se adquirem no ensino presencial. O ensino online é uma “remendo” não me parece que seja uma solução”, referiu o presidente. Uma opinião partilhada pelo dirigente associativo da Associação Académica de Lisboa (AAL) Tiago Santos que também referiu no seu discurso que “é mais do que necessário voltarmos à escola presencial”.

Posse aeesml
Da esq.ª para dt.ª: Representante da FAIPL, presidente da AE ESML, presidente da AAL e presidente da FNAAESP

Presidente da FNAAESP, Tiago Diniz, reforçou a importância dos dirigentes das associações de estudantes e referiu que podem sempre contar com o apoio da estrutura que dirige.

Durante o seu mandato Sofia Duarte vai apostar numa comunicação ativa e mais próxima dos estudantes, apoiar a integração e desenvolvimento de cada aluno a nível pessoal e profissional, criar parcerias com possíveis entidades empregadores da área da música e recomeçar com a organização de alguns eventos recreativos.

Como já e tradição a tomada de posse iniciou-se com um momento musical de acordeão preconizado pelo estudante João Palma.

Para além da direção do IPL também estiveram presentes o provedor do Estudante, Trindade Nunes, dirigentes associativos e o responsável pelo setor de produção da ESML, José Cedoura.

“Não seremos apenas uma AE, seremos a AE da ESML presente e unida para garantir o bem-estar da nossa comunidade estudantil” finalizou desta forma a nova presidente do movimento estudantil.

Texto de VG/GCI-IPL
Fotos de DS/GCI-IPL