29.06.2021
Bandeira Verde EcoEscola

O Politécnico de Lisboa (IPL), decorrente do trabalho realizado ao longo do ano letivo 2019/2020, conquistou seis Bandeiras Verdes, no âmbito do programa Eco-Escolas. A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), foram galardoados, pela primeira vez com a Bandeira Verde, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Além das escolas e institutos referidos acima, foi ainda distinguida a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), que já vem sendo reconhecida com o Galardão Eco-Escolas desde 2010.

ISCAL hasteou a Bandeira Verde em janeiro deste ano, seguido do ISEL em fevereiro. A ESELx colocou ao vento a sua bandeira em maio e foi a 17 de junho que a ESCS promoveu a sua cerimónia do hastear da bandeira.
A sustentabilidade ambiental integra os objetivos estratégicos do IPL que constituiu, em 2019, o Conselho Eco-IPL, com a participação de todas as unidades orgânicas do IPL, pretendendo implementar o  programa  – conceito que traduz a adaptação da metodologia Eco-Escolas nos estabelecimentos de ensino superior, com a promoção ativa da mudança de comportamentos e atitudes na comunidade académica.

O programa Eco-Escolas em Portugal é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 1996 e tem como objetivo fomentar e reconhecer, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, o trabalho desenvolvido pelas escolas.

Texto de LR/GCI-IPL