De 18 a 20 de novembro vai decorrer a 10.ª conferência da Forges – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Com coorganização da Universidade de Évora e da Escola Superior de Saúde de Alcoitão, a conferência conta com a inscrição de mais de 200 participantes, entre os quais mais de duas dezenas, oriundos do Politécnico de Lisboa. Inicialmente prevista decorrer num sistema misto, dado o evoluir da situação pandémica, a conferência vai realizar-se, apenas, em sistema e-conference, assegurando a segurança dos participantes.
Com o mote “O Ensino Superior na Era Digital nos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios e propostas”, do programa fazem parte 22 sessões paralelas e 8 sessões especiais, das quais o Politécnico de Lisboa está representado em 13.
Para António Belo, vice-presidente do Politécnico de Lisboa, “a participação de vários quadros superiores, é fruto do incentivo ao pessoal não docente para que tenham também um papel ativo na divulgação das ações desenvolvidas na instituição”.
Para o dirigente da instituição, “a forte presença na 10.ª edição da FORGES, à imagem das últimas edições e do encontro da AULP – Associação de Universidades de Língua Portuguesa, é ilustrativa da aposta na cooperação com os países lusófonos”.
O Politécnico de Lisboa vai estar representado com não docentes e docentes dos Serviços da Presidência (SP) e docentes da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL)
As conferências promovidas pela Forges têm como objetivo promover a aproximação da comunidade educativa, em particular os decisores da política educativa, membros dos órgãos de gestão das instituições de ensino superior, administradores, docentes e investigadores, sendo uma oportunidade para refletir e debater temas alguns dos principais temas estruturantes do ensino superior.
Atualmente presidida por Margarida Mano, a FORGES é uma Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) tem como missão desenvolver e consolidar uma rede de forma a articular e fazendo comunicar os membros dos órgãos de gestão das diferentes instituições de ensino superior, técnicos, responsáveis da administração ligada ao setor e investigadores cujo objeto de estudo centrem nas políticas do ensino superior, principalmente, no espaço dos países e regiões de língua portuguesa.
Tipo de Sessão | Tema | Descrição | Intervenientes | Data e hórario | Local |
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Sessões Paralelas | Tema 2 | Ensino e Investigação no Ensino Superior | Fatores de sucesso dos alunos do Instituto Politécnico de Lisboa. Um estudo comparativo entre as diversas unidades orgânicas | Maria Paula Lousão, Cláudia Silvestre | 19 de novembro 16h30 - 18h00 | SP, ESCS |
Tema 4 | Inovação Pedagógica, Universidade Digital e Novas Tecnologias | Clara Santos Silva, Linda Redondo, Marco Nunes, Vanessa de Sousa Glória | A comunicação digital em ambiente de incerteza: a crise pandémica como fator de aproximação dos candidatos ao ensino superior | SP | ||
Cláudia Silvestre Ana Meireles | O poder da infografia no ensino da estatística | ESCS | |||
Tema 2 | Ensino e Investigação no Ensino Superior | José Cavaleiro Rodrigues, Rute Agostinho | A valorização da investigação científica e a transformação do ensino superior politécnico: a experiência de Lisboa | 20 de novembro 09h00 - 10h30 | SP | |
Tema 4 | Inovação Pedagógica, Universidade Digital e Novas Tecnologias | André Coelho, Mário Matos, Renato Abreu, Ricardo Ribeiro, Vítor Manteigas | Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa combate COVID-19 com EaD | ESTeSL | ||
Tema 3 | Acesso, Diversificação e Internacionalização no Ensino Superior | Carla Ruivo, Cristina Marques, Fernando Melício, Ana Cristina Perdigão | Os estudantes internacionais e o seu acesso: automatização do workflow – O caso do Politécnico de Lisboa | 20 de novembro 11h30 - 13h00 | SP | |
Sandra Gancho Custódio, Teresa Ferreira | Novos desafios no ensino superior. As novas tecnologias e o ensino não presencial no caso particular das unidades curriculares de Estatística | 20 de novembro 14h00 - 15h30 | ISCAL | ||
Sessões Especiais | Tema 9 | Desmaterialização de Processos na Gestão do Ensino Superior: eficiência e normalização | Fábio Albuquerque, Carla Martinho, Paula Gomes dos Santos | e-thesis: Revisitando o workflow e comunicando de forma mais eficiente desde o projeto até à defesa pública | 20 de novembro 9h00 - 10h30 | SP, ISCAL, ESCS |
Carla Martinho, Cláudia Silvestre, Paula Gomes dos Santos | ComQuest inquéritos de satisfação online integrados em IES | ||||
Carla Martinho, Fábio Albuquerque, Paula Gomes dos Santos, Cláudia Silvestre | Que futuro para as aulas online? A perspetiva dos estudantes do ensino superior | ||||
Paula Gomes dos Santos, Carla Martinho, Fábio Albuquerque | e-Fraude na avaliação a distância | ||||
Tema 4 | Inovação Pedagógica, Universidade Digital e Novas Tecnologias | Renato Abreu | Educação 4.0 no Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais: m-learning e flipped-classroom | 14h00 - 15h30 | ESTeSL |
Texto de CSS/GCI IPL