No âmbito do Programa Mentori@IPL mais de 100 participantes, entre estudantes, mentores e mentorandos, representantes das Associações de Estudantes, psicólogos, docentes e técnicos que integram os Espaços de Apoio a Estudantes (EAE) das várias escolas do Politécnico de Lisboa, reuniram-se no 1.º Convívio 2025/2026.
Organizado pela equipa SAPE – Serviço de Apoio Psicológico e Educativo dos Serviços de Ação Social do IPL, e com o apoio das Associações de Estudantes da ESCS e da ESELx, o convívio decorreu no dia 6 de novembro de 2025, no Salão Nobre da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), marcando o primeiro evento de convívio da 5.ª edição do Programa Mentori@IPL - Mentori@IPL em Festa!

O encontro marcado pela celebração, partilha e reforço do espírito de pertença, integrou dois momentos principais. Um momento inicial de convívio informal, atividades interativas e de integração, com um lanche, seguido de um espetáculo de variedades, com atuações de estudantes, incluindo momentos de histórias, canto, poesia, teatro e dança.
A sessão contou com a presença do Presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, e do Administrador dos Serviços de Ação Social do IPL, João Lobato, e da Presidente da ESELx, Carla Rocha, no início do evento.
O espetáculo, marcado pela diversidade e pela participação ativa da comunidade Mentori@IPL, contou com:
- Beatriz Alexandre e Francisca Neves, estudantes da ESELx, que assumiram a apresentação do evento.
- Conceição Soares, psicóloga coordenadora do SAPE, que abriu o encontro com o seu agradecimento e a leitura do poema “Põe quanto és no mínimo que fazes”, de Ricardo Reis, sublinhando os valores de humanismo, autenticidade e cuidado que orientam o programa, onde um gesto simples pode conter “como a lua no lago”, a grandeza da relação humana.
- Ricardo Silveira, estudante da ESCS, que interpretou a rábula “A Guerra de 1908”, de Raul Solnado, adaptada do texto de Miguel Gila.
- Ângela Flores, estudante da ESCS, que fez uma performance musical interpretando os temas “Never Enough”, do filme The Greatest Showman e “Chamar a Música” da Sara Tavares.
- Denisa Komen, estudante da ESCS, que declamou os seus “Poemas da Peony”, textos da sua autoria.
- Marta Correia, estudante da ESCS, que apresentou um poema centrado na sua viagem interior.
- Carlos Rodrigues e Tânia Ruivo, psicólogos do SAPE, que encenaram uma sessão de terapia ficcional.
- Ana Vieira, estudante da ESCS, que trouxe ao palco uma coreografia expressiva ao som de “Beautiful Things”, de Benson Boone.
- Larrochelle Nascimento, psicóloga do SAPE, que interpretou uma versão de “Zombie”, dos The Cranberries.
- Tsuki, nome artístico da rapper e psicóloga do SAPE Leonor Domingos, que encerrou o espetáculo com três temas do seu repertório original:
- “Dama de Ferro”, faixa incluída no seu EP “Sempre Comigo”
- Todos e Ninguém", música criada no programa SHE RAPS, ainda não lançada
- “Nunca Sozinha”, single do EP “Sempre Comigo”
Mais do que um momento festivo, o convívio reafirmou a dimensão formativa, relacional e comunitária do Programa Mentori@IPL, ao fortalecer os laços entre estudantes e promover o desenvolvimento pessoal e académico de todos os envolvidos.
Flickr photos from the Mentoria em Festa 2025 album.
Texto de MFC/GCI
Imagens de BP/GCI