08.02.2024
​​Bruxelas acolhe o kick off da Universidade Europeia U!REKA SHIFT

Por ser a capital da Europa e por ter uma localização que permitiu a deslocação em comboio de muitos dos participantes, Bruxelas foi, simbolicamente, a cidade escolhida para realizar a reunião de kick off da Universidade Europeia U!REKA SHIFT, da qual o Politécnico de Lisboa faz parte.

Coordenadores institucionais de 6 das instituições de ensino superior europeias promotores do projeto Universidade Europeia U!REKA SHIFT

Durante dois dias, os coordenadores institucionais de cada uma 6 das instituições de ensino superior europeias que promovem este projeto, bem como os líderes dos 7 Working Packages que integram o mesmo, reuniram-se, no Helsinki EU Office, para fazer um ponto de situação e definir os próximos passos, de acordo com a proposta aprovada em julho de 2023 pela Comissão Europeia.

Complementarmente, os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de reunir presencialmente com parceiros associados chave do projeto, como é o caso da EURASHE – European Association of Institutions in Higher Education, ou da ERRIN - European Regions Research and Innovation Network e do projeto europeu NetZero Cities.

Ao longo dos próximos 4 anos, a Universidade Europeia U!REKA, que reúne 123.000 estudantes e 11.000 docentes e staff, pretende construir um ecossistema colaborativo de instituições de ensino superior localizadas em cidades europeias, que permita a criação de sinergias de conhecimento e de abordagens inovadoras, contribuindo para os objetivos definidos pela União Europeia para a neutralidade carbónica e cidades inteligentes.

Logótipo da Universidade Europeia U!REKA SHIFT

Sendo o consórcio promotor do projeto constituído por universidades de ciências aplicadas, será seguida uma abordagem de ensino aprendizagem baseada em desafios e na colaboração, assente num trabalho de envolvimento e co-criação entre a comunidade académica e a sociedade, em conjunto com as mais de 20 entidades parceiras associadas entre instituições de ensino superior, câmaras municipais, associações europeias, entre outros. Em Portugal, são entidades parceiras associadas da Universidade Europeia U!REKA as Câmaras Municipais de Lisboa, Cascais e Oeiras e a Associação Politec&ID.

O Politécnico de Lisboa foi representado na reunião de kick-off da Universidade Europeia U!REKA, em Bruxelas, por:

• Fernando Melício, Pró-presidente para a Internacionalização e Cooperação Internacional, Membro do Steering Commitee da Rede U!REKA
  • Ana Raposo, Pró-presidente para a Comunicação Estratégica, Coordenadora Institucional do IPL da Universidade Europeia U!REKA e Líder do Working Package 7Communication, Dissemination and Impact
  • Rute Agostinho, Pró-presidente para o Sucesso Escolar e Competências Transversais, membro dos Working Package 3 e 6 – Stakeholder and Student Engagement e Challenged-Based Collaborative Education
  • Cristina Marques, Coordenadora do GRIMA, membro dos Working Package  2 e 4, Project Governance e Inclusive & Connected Campus
  • António Serrador, docente do ISEL, membro do Working Package 5 – Knowledge-Creating Communities for Climate-Neutral and Smart Cities.

Para o Pró-presidente para a Internacionalização e Cooperação Internacional, Fernando Melício, a Universidade Europeia U!REKA “é um projeto estratégico para o Politécnico de Lisboa, na medida em que representa uma oportunidade de transformação das instituições de ensino superior e um novo ciclo na cooperação e mobilidade internacional. Para além da inovação ao nível do ensino, a Universidade Europeia abre portas para o desenvolvimento de projetos de investigação e colaboração com a comunidade, contribuindo para os objetivos definidos pela União Europeia para a neutralidade carbónica e cidades inteligentes.”

Saiba mais sobre o consórcio U!REKA

Imagens de equipa U!REKA SHIFT