Passar para o conteúdo principal
16.05.2023
guia para a construção de espaços culturais inclusivos

O Guia para a construção de Espaços Culturais Inclusivos surge no âmbito do INARTdis - Fostering social inclusion for all through artistic education by developing support for students with disabilities, um projeto Erasmus+, cujo objetivo é aproximar a arte e a cultura de alunos/pessoas com deficiência, facilitando os processos de inclusão social através de espaços de criação artística. A Escola Superior de Educação de Lisboa é a única instituição nacional a integrar o projeto internacional financiado pela Ação-chave 3.

A produção do Guia para a construção de Espaços Culturais Inclusivos (ECIs) resultou de um trabalho de colaboração entre as instituições parceiras, nas quais se inclui a Escola do Politécnico de Lisboa, coordenado pela Universidade de Cantabria. O Guia traduz as orientações obtidas a partir das várias fases do projeto, nomeadamente: respostas a questionários sobre necessidades educativas no campo da arte e inclusão e de grupos focais (2021); curso de formação para profissionais (2022) e o processo de desenvolvimento de espaços culturais inclusivos (2023).

O conjunto de indicações, orientações, práticas, questões, disponíveis no Guia, tem como objetivo levar Museus Europeus e outros espaços culturais a tornar os seus espólios e exposições mais inclusivos e acessíveis.

No dia 17 de maio, a Escola Superior de Educação de Lisboa inaugura uma exposição, no Museu de São Roque, que reúne os trabalhos desenvolvidos num Espaço Cultural Inclusivo (ECI).

O projeto INARTdis termina em outubro de 2023, com uma reunião, uma exposição e divulgação de um vídeo, em Barcelona, coordenadora internacional do projeto, onde vão estar presentes, as docentes da ESELx, Clarisse Nunes e Kátia Sá, que fazem parte da equipa da Escola do Politécnico de Lisboa.

 

Sobre o Projeto INARTdis

 

Image
INARTdis

 

O Projeto INARTdis que iniciou em 2020 e se prevê concretizado em 2023, enquadra-se no Programa Erasmus+, no âmbito da Ação-chave 3 - Apoio ao desenvolvimento de políticas e à cooperação, que presta apoio à cooperação política a nível da União Europeia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de novas políticas, podendo desencadear uma modernização e reformas, a nível da União Europeia e dos sistemas, nos setores da educação, da formação dos jovens e do desporto.

O projeto integra instituições de ensino superior e socioculturais de 5 países europeus: Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha), Universidade de Cantábria (Espanha), University College of Teacher Education of Styria (Aústria), Association for Promotion of Education, Culture and Sports “Education for all” (República da Macedónia do Norte) e Thikwa Werkstatt für Theater und Kunst der Nordberliner Werkgemeinschaft gGmbH / Nordberliner Werkgemeinschaft gGmbH (NBW) (Alemanha), recebeu um financiamento de 624 000 euros

Em Portugal, a equipa da ESELx é constituída pelos docentes: Isabel Madureira e Clarisse Nunes (Necessidades Educativas Especiais), Tiago Almeida (Psicologia), Bianor Valente (Ciências da Natureza), Natália Vieira (Teatro), Kátia Sá (Artes plásticas) e Mário Relvas (Música). São ainda parceiros associados no nosso país, várias organizações educativas e culturais: Museu de São Roque, Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais, Associação Quinta Essência – QE, Fundação Calouste Gulbenkian, GlocalMusic, LU.CA, Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser, Terra Amarela e Vo'Arte.

Saiba mais sobre o INARTdis em:
Página web internacional
Instagram
Facebook

 

Saiba mais sobre os projetos internacionais do Politécnico de Lisboa.