22.04.2024
Steering Committee da U!REKA reflete sobre neutralidade carbónica na União Europeia

Os reitores e presidentes das instituições de ensino superior (IES) que integram a Universidade Europeia U!REKA reuniram-se, em Bruxelas, nos dias 15 e 16 de abril de 2024, para abordar as ações comuns da aliança, que vão contribuir para o trabalho que está a ser desenvolvido em toda a Europa, tendo em vista a neutralidade carbónica.

Com o financiamento no âmbito da iniciativa das Universidades Europeias, 6 universidades de ciências aplicadas, entre as quais o Politécnico de Lisboa, juntaram-se a 26 parceiros, com o objetivo de serem a referência na Europa ao nível da aprendizagem e inovação colaborativas, baseadas em desafios reais.

A União Europeia pretende tornar-se neutral em termos climáticos até 2050, estando, por isso, a promover a iniciativa “EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities” através da qual está a criar 100 cidades inteligentes e neutras em termos climáticos até 2030. As cidades de missão deste projeto incluem as autarquias de Lisboa, Amesterdão, e Helsínquia, todas elas entidades parceiras da Universidade Europeia U!REKA.

A Presidente da Metropolia University of Applied Sciences e também do Steering Committee da U!REKA, Riitta Konkola, destacou que esta aliança pode contribuir de forma significativa para este objetivo europeu, afirmando que, "não se trata apenas de um processo de transformação para as instituições de ensino superior, mas também para as sociedades. Juntamente com os estudantes, docentes e parceiros, vamos co-criar uma mudança para cidades neutras em termos carbónicos".

Esta reunião do Steering Committee da Universidade Europeia U!REKA foi organizada pelo Helsinki EU Office, tendo o programa incluindo momentos de reflexão sobre os objetivos do consórcio, bem como de interação com representantes da Comissão Europeia, da European Association of Institutions in Higher Education (EURASHE) e da European Regions Research and Innovation Network (ERRIN).

Durante este encontro foi salientado que, para além das novas soluções técnicas essenciais para a transição verde da União Europeia, é necessário envolver a sociedade e os cidadãos neste processo. Por esta razão, a U!REKA baseia-se num modelo de co-criação com parceiros locais, permitindo aos estudantes do consórcio desenvolverem as suas competências, e simultaneamente, a trabalhar em ambientes internacionais e multidisciplinares.

O Politécnico de Lisboa esteve representado nesta reunião pelo seu Presidente, Elmano Margato, e pelo Pró-presidente para a Internacionalização e Cooperação Internacional, Fernando Melício. Para Elmano Margato este projeto das Universidades Europeias “é uma oportunidade para a construção de uma Europa mais próxima e, no domínio do ensino superior, para uma maior colaboração das estruturas de ensino tendente a uma plena mobilidade de cidadãos”.

Universidade Europeia U!REKA

Ao longo dos próximos 4 anos, a Universidade Europeia U!REKA, que reúne 123.000 estudantes e 11.000 docentes e staff, pretende construir um ecossistema colaborativo de instituições de ensino superior localizadas em cidades europeias, que permita a criação de sinergias de conhecimento e de abordagens inovadoras, contribuindo para os objetivos definidos pela União Europeia para a neutralidade carbónica e cidades inteligentes. Integram este projeto as seguintes IES: