10.02.2022
Samuel Costa na entrega do Prémio Belas Letras 2020

O que começou por ser um passatempo na adolescência, rapidamente se tornou hábito e um prazer para Samuel Costa, estudante do mestrado de Engenharia Informática e de Computadores, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e vencedor das edições de 2020 e 2021, do prémio literário Belas Letras.

A candidatura, para além da procura de reconhecimento, teve como motivação o prémio, correspondente a 80% da propina do ano letivo em que o vencedor esteja inscrito. "Foi uma oportunidade de ver o meu trabalho reconhecido numa área que não obedece necessariamente a critérios de utilidade. O prémio monetário "é um incentivo importante para continuar a escrever, e ajudou no pagamento das propinas", assume o jovem engenheiro Samuel Costa.

Samuel já teve o projeto de escrever um romance, mas a necessidade de autonomia financeira levou-o a estudar engenharia. A frequentar o mestrado e simultaneamente a trabalhar, o jovem confessa que, ainda assim, tem "necessidade de criação, liberdade e perigo", que a engenharia não proporciona e que consegue através da escrita.

Atualmente, Samuel Costa prepara um livro de poemas e escreve histórias com o objetivo de alcançar outros prémios de literatura, a nível regional e nacional.

Prémio Belas Letras edição 2022

Para os estudantes do Politécnico de Lisboa que partilhem com o Samuel Costa, o gosto pela escrita, e que queiram a oportunidade de obter 80% da propina, as candidaturas ao Prémio Literário Belas Letras 2022, estão a decorrer até final de fevereiro. Basta que apresentem textos inéditos nas categorias de prosa e poesia (tema livre), com indicação de pseudónimo, ou seja, um nome que não seja o do próprio.

As candidaturas podem ser entregues, tal como indicado no regulamento, presencialmente ou através de envio por correio registado, havendo a possibilidade de efetuar a Candidatura online.

Textos vencedores de Samuel Costa

Texto de CS/GCI